quinta-feira, 12 de agosto de 2010

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Para mim a Bienal do Livro é mais do que um ponto de encontro da Cultura e do Lazer: é uma vitrine de doces. E como tal, é difícil provar um só. Este ano já andei aproveitando algumas promoções e adquiri os cinco primeiros volumes de "Rangers: Ordem dos Arqueiros", os quatro volumes da Saga Crepúsculo e mais alguns que dei de presente (assim que pedir emprestado e ler, comento por aqui). Então, tendo em vista o quanto já gastei em livros este ano, acho melhor não passar pela Bienal. Mesmo não indo, vou fazer propaganda.

A Bienal estará aberta ao público em geral do dia 13 ao dia 22 de Agosto, com ingressos a R$ 10,00 (entrada inteira) e R$ 5,00 (estudante). Criança até 12 anos e acima de 60 não pagam.

Sexta-feira 13 haverá uma promoção: Entrada gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito. Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado (bem que eu queria ver e fotografar as pessoas fantasiadas!).

O horário de funcionamento do evento será das 10h às 22h dos dias 13 a 21 de Agosto e das 10h às 20h, com entrada só até às 18h, no dia 22 de Agosto.
O endereço: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo, SP

Com uma área de 60 mil m² que foi amplamente reformada, o Pavilhão foi dividido em 7 áreas temáticas:
  1. Cozinhando com Palavras - chefs de cozinha autores de livros darão aulas e participarão de debates
  2. Salão de Ideias - debates entre escritores nacionais e internacionais
  3. Palco Literário - relação entre a literatura e demais expressões artísticas
  4. Espaço do Professor - capacitação do professor para o uso do livro em sala de aula
  5. Território Livre - debates de temas variados
  6. Espaço da Lusofonia - divulgação do idioma português pelo mundo
  7. Exposição Monteiro Lobato - acervo contando a história do escritor
Se você for, boa diversão!

site da Bienal do Livro:
http://www.bienaldolivrosp.com.br/


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

World Cosplay Summit (WCS)

Para os fãs de cosplay, o evento mais aguardado do ano é o World Cosplay Summit, realizado em Nagoya, no Japão. Iniciado em 2003, o evento tem aumentado sua visibilidade com o passar dos anos, assim como o número de países participantes, já tendo alcançado a marca de 15 países em 2009, número que se repetiu este ano.

Os primeiros colocados foram disputados ponto a ponto, tendo ficado a dupla italiana Luca Buzzi e Giancarlo Di Perro em 1º lugar com a apresentação baseada no jogo “The Legend of Zelda - Twilight Princess”.

O 2º lugar terminou empatado entre o Brasil e a Tailândia, onde a dupla brasileira Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério, campeões da etapa nacional do WCS, fizeram uma apresentação baseada no jogo “Valkyrie Profile: Silmeria”.

Os 15 países presentes neste evento foram: Austrália, Brasil, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia e Estados Unidos.

Veja o resultado final:

1
Itália
98
2
Brasil, Tailândia
97
4
Coreia, França
90
6
China
86
7
Espanha
81
8
Japão
80
9
Dinamarca
79
10
Austrália
78
11
Estados Unidos
77
12
Singapura
75
13
México
74
14
Alemanha
67
15
Finlândia
61

fonte: http://www.tv-aichi.co.jp/wcs/2010/e/news/?p=381

Com o resultado deste ano, a Itália alcançou o número de títulos do Brasil, sendo os dois países os únicos a possuírem duas vitórias. O Brasil ganhou em 2006 e 2008, enquanto a Itália venceu em 2005 e 2010.

Analisando as apresentações, temos que dar crédito aos italianos, que souberam utilizar o cenário e apresentar diversas surpresas com seus itens de palco.
Já a dupla brasileira, apesar de não trazer o tricampeonato, marcou pela sua simulação de voo, que certamente ainda será lembrada em WCS posteriores.

Veja as apresentações e tire suas conclusões:

Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=S5wMBg7SYzQ&feature=related


Itália:
http://www.youtube.com/watch?v=E7xD7n82GkU&feature=player_embedded

Tailândia:
http://www.youtube.com/watch?v=1VX90xpSfgU&feature=related




sábado, 7 de agosto de 2010

"Alto-ônibus" - o ônibus que circula acima do seu carro

Já esteve dentro de um ônibus parado em um congestionamento e calculou o quanto a sua viagem é prolongada por culpa do tráfego? Já esteve num carro e, ao observar que deveria esperar muitas pessoas subirem e descerem de um ônibus para o trânsito voltar a circular, pensou que as coisas poderiam ser diferentes? Se você disse sim a uma dessas perguntas, então provavelmente vai achar o novo projeto chinês bem interessante.

Visando melhorar o convívio entre carros e ônibus, os chineses criaram um ônibus que circula acima dos carros, enquanto estes passam entre as suas "rodas". Veja a imagem abaixo:




O projeto foi apresentado com o nome de "3D fast bus" na 13ª Beijing International High-tech Expo em maio deste ano.

Com esse novo ônibus, os carros podem circular normalmente, sem esperar o embarque e desembarque dos passageiros, enquanto quem estiver nesse novo ônibus terá a vantagem de seguir viagem acima dos congestionamentos, diminuindo o tempo de percurso.
O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Shenzhen Huashi Future Car-Parking Equipment e está causando muita polêmica sobre seus possíveis problemas, tais como as dificuldades que os veículos sob o ônibus poderiam enfrentar ao decidir fazer uma curva no sentido contrário ou como seriam os acidentes.
As vantagens, além das mencionadas, também são o uso de energia limpa (elétrica e solar), a economia de 860 toneladas de combustível fóssil, a capacidade de transportar 1200 pessoas por vez, a rapidez com que pode ser construído (1 ano para cada 40 km enquanto são 3 anos para o mesmo percurso do metrô), sem falar na visão do céu, que é muito melhor do que a visão opressiva dos túneis. Em caso de fogo ou outro acidente, as saídas de segurança são abertas automaticamente e, como em aviões, são infladas as escorregadeiras para que os usuários possam sair rapidamente.
A previsão do inicio das obras é para o final deste ano. Quem sabe, se o projeto for bem sucedido na China, alguém não importa a ideia para as metrópoles brasileiras?

Para quem quiser ver um pouco mais sobre o projeto, passe no link abaixo, que apesar de ser em chinês, mostra várias imagens e permite uma razoável compreensão de como será:

http://www.umiwi.com/video/detail1541