Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Idoso

Hoje é o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Mais do que uma data comemorativa, é um momento de reflexão. O que acontece com o idoso no Brasil e no mundo?
É preciso que observemos nossa conduta para não propagar o desrespeito nem o descaso. Há muitos relatos de idosos abandonados ou forçados a trabalhar, mesmo cançados e doentes. Pois ambas as situações precisam ser impedidas. O idoso merece respeito, pois assim como dedicou-se aos filhos e netos, também tem direito a receber amor.
Com o aumento da expectativa de vida, a parcela da população constituída por idosos tem aumentado gradativamente e, portanto, torna-se cada vez mais urgente a importância da conscientização dos jovens e adultos jovens.
E, do meu momento de reflexão, surgiram estes versos:
Idoso
Após o nascimento,
Viver é envelhecer.
Antes, o crescimento,
Depois, o amadurecer.
Envelhecer com dignidade
Demanda atenção e carinho.
Independente da idade,
Ninguém quer ficar sozinho!
Meu post anterior sobre idoso:
Os direitos do idoso:
Dicas para um envelhecimento saudável:

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Justiça!



Menina alegria, pura energia, saiu pra nadar.
Em um instante, o riso constante pois-se a calar.
Vive dormindo, quem sabe sonhando, ano após ano.
Amigos, parentes, blogueiros unidos, estão apoiando.
Justiça morosa, lenta, vagarosa, será realizada?
Estamos cobrando, aqui protestando: justiça! E mais nada.





Este post faz parte da Blogagem Coletiva para Flavia:

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A lagartixa

A lagartixa que seu corpo espicha pra pegar a aranha que nem se acanha

O rabo dela faz uma curva torta e ela corre à porta onde a aranha está

A porta que tem uma fresta, pra onde vai a aranha e se acaba a festa

E a lagartixa sobe a parede, acha um mosquito e corre sem ele a ver

E o mosquito é meio esquisito, fica ali parado e ela a o comer

A lagartixa sai pela janela, barriguinha cheia, para descansar

A lagartixa é meio branquela, meio cor de areia e gosta de caçar

A sua noite já está completa, o sono é merecido e ela vai dormir

Amanhã ela tem outra meta, um grilo escondido na rosa a florir.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Chuva!

Abençoada água que cai dos céus, que umidifica o ar e penetra na terra, que alimenta as plantas e se soma aos rios!


Hoje finalmente choveu.
Pouco, mas choveu.
Foi muito prazeroso sair do trabalho e sentir o cheiro de terra molhada.
Ver a água caindo, as poças se formando no chão, as folhas e flores molhadas exalando seus perfumes, os pássaros felizes tomando banho... Foi um momento de poesia viva!
Há tanto tempo que desejo que essa chuva chegue... Espero que amanhã chova mais.
No meu post do dia 14 deste mês eu pedi tanto pela chuva e hoje, finalmente, ela veio.
Se quiser ver de qual post estou falando:
http://belcrivelli.blogspot.com/2007/09/sol-escaldante.html

Chuva, ó chuva!
Vinde mansa, em suave dança,
Vinde serena, em gota pequena,
Vinde de dia, com alegria,
Vinde à noite, mas não se afoite.
Sem tempestade, ou inundação,
Saiba a verdade: és a salvação!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Apelo

Ar quente, sol escaldante,
Baixa umidade e poluição.
Peço chuva neste instante,
Rogo alívio à respiração.
Deus! São Pedro! Ou anjo cantante!
Atenda os apelos desta suplicante oração!

Rimas à parte, a baixa umidade do ar está me torturando, pois incomodando estava nos dez primeiros dias. Não sei que parte está mais afetada: se meus olhos irritados, meu nariz atacado ou minha garganta inflamada.
Se eu soubesse a dança da chuva...


Imagem de:http://www.inepcia.com/dancachuva.html