quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma verdade inconveniente

Este é o título do livro escrito por Al Gore, onde ele explica o que é e o que devemos fazer sobre o aquecimento global. Apenas mês passado tive contato com esta obra, apesar dela ter sido publicada em 2006. Atual e alarmante, o aquecimento global é um problema cuja solução está nas mãos de políticos, que devem tomar medidas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e procurar fontes de energia limpas, assim como está nas mãos de cada um de nós, que precisamos mudar nossos hábitos para também contribuir para a solução.


No ano passado, assisti uma palestra na 60ª SBPC (http://belcrivelli.blogspot.com/2008/07/60-sbpc-mudanas-climticas-e-o-brasil.html). Aprendi bastante e fui informada sobre vários dados científicos impressionantes, que me fizeram ver a situação com uma severidade muito maior do que a divulgada pelos noticiários.

Somando a informação do livro de Al Gore com a palestra do SBPC, hoje sei que cada um pode ajudar e alerto: devemos começar a nossa parte o quanto antes.

O que cada um pode fazer?

1)Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes: diminua o consumo de eletricidade.

2)Ao adquirir novos aparelhos domésticos, escolha aqueles de maior eficiência energética.

3)Não sobrecarregue a geladeira: coloque-a longe do fogão ou lava-louças e mantenha sua serpentina sempre limpa (sem pó).

4)Troque os filtros de qualquer aparelho regularmente.

5)Use a máquina de lavar em sua capacidade de carga máxima.

6)Prefira lavar os pratos na mão ao invés de usar o lava-louças e seque a roupa no varal ao invés de usar a secadora.

7)Ao usar o ar condicionado, verifique se as portas e janelas estão todas fechadas para não sobrecarregar o aparelho.

8)Tome banho regulando o termostato do chuveiro para temperaturas mais amenas e fique com o chuveiro ligado o menor tempo possível.

9)Evite deixar os aparelhos em stand by e desligue-os da tomada ou conecte-os em um filtro de linha que você possa desligar.

10)Se for deixar o computador ligado sem uso, deixe-o em modo de economia de energia.

11)Deixe o carro na garagem o máximo que você puder e caminhe, ande de bicicleta, faça rodízio de carros ou utilize o transporte público.

12)Para diminuir o consumo de combustível: evite congestionamentos (procure sair antes ou depois dos horários de rush), respeite os limites de velocidade (guiar a mais de 90 km/h aumenta o consumo), evite deixar o motor ligado sem necessidade, faça manutenção regularmente e combine várias tarefas na mesma viagem, evitando viagens desnecessárias.

13)Ao comprar o próximo carro, leve em consideração a sua eficiência (km/L) e seu combustível. Prefira os veículos híbridos, que associam a gasolina com a eletricidade ou um carro de energia renovável, como o biodiesel e o etanol (álcool).

14)Se possível, trabalhe em casa e reduza as viagens aéreas.

15)Consuma menos, pois há gasto de combustível fóssil em tudo que é produzido e transportado. Compre produtos duráveis, lembrando-se de reutilizar e reciclar sempre que possível.

16)compre produtos com menos embalagens ou a granel.

17)Use uma sacola de compras reutilizável.

18)Prefira encher sua garrafa de água ao invés de comprar uma nova garrafa.

19)Consuma menos carne, pois gasta-se muito mais combustível fóssil para produzir e transportar carne do que para produzir e transportar a mesma quantidade de vegetais.

20)Compre produtos locais, que não precisam fazer uma viagem tão longa.

21)Vote em políticos que se preocupam com o problema.

22)Apóie um grupo ambientalista.

23)Aprenda mais sobre as mudanças climáticas e informe os outros.

Lembre-se: o importante é consumir menos e conservar mais!





Este post está participando do Dia de Ação nos Blogs 2009 (Blog Action Day)
http://www.blogactionday.org/

domingo, 11 de outubro de 2009

Dia do Professor

Sei que ainda falta um pouco para o dia 15 de outubro, mas como hoje estou com tempo, resolvi fazer este post. Não sei como está o ensino nos colégios particulares, por isso vou falar do público, que tenho acompanhado de perto. Minha filha está na 3ª série de uma escola estadual e tem tido dificuldades para se concentrar devido conversas paralelas, crianças que se levantam de seus lugares e ficam andando pela sala, outras que brigam, etc. A professora chama a atenção dos alunos, passa cópia no fim do dia para aqueles que não melhoraram de comportamento após ela reclamar e, apesar de todo o esforço dela, é com grande dificuldade que ela passa o conteúdo para a turma.
Esse problema se repete em muitas salas, pois o professor de hoje não tem conseguido ser respeitado. Há crianças que, ao serem repreendidas pelo mau comportamento, até partem para a agressão física, batendo no professor e afirmando que se ele encostar a mão nelas vai para a prisão. É claro que essa é uma situação extrema, que precisa inclusive da intervenção da direção. Mas que, infelizmente, já aconteceu. E todos esses comportamentos mostram que essas crianças não sabem valorizar a função do professor e, o mais importante: elas não o respeitam.
Por mais que o professor queira impor limites, há uma parte que não depende dele: a educação fornecida pelos pais. Essa educação é a base da conduta da criança e é o que faz com que ela respeite ou não o professor. Quando vejo uma sala barulhenta, desorganizada, vejo não apenas um professor com problemas de indisciplina. Vejo também crianças com carência de pais mais ativos, que deveriam estar moldando os futuros indivíduos ao invés de delegar a educação apenas para o âmbito escolar.
Há muitos pais que acham que educar é função única da escola e eles estão muito enganados. A base da educação infantil é a família e pais negligentes poderão ver seus filhos tornarem-se delinquentes ou usuários de droga. E depois, se perguntarão: "Onde foi que eu errei? Alimentei-o, levei-o para escola, dei-lhe roupa, brinquedos...", como se dar somente essas coisas fosse o suficiente. Muitas vezes, faltou carinho. Outras, repreensão. Educar é dar limites, orientar, esclarecer as dúvidas e, principalmente, estar presente. Mesmo que seja por pouco tempo, mas sempre com qualidade.
Somente quando os pais dão a base é que os professores podem fazer a parte deles. Quando a criança respeita o professor, a aula flui melhor e ela consegue aprender muito mais. É bom para o professor e, principalmente, para o aluno, que não só sairá da escola mais preparado sobre as matérias formais, mas também será um melhor indivíduo e um melhor cidadão. O futuro da sociedade depende das crianças que educamos hoje. Que adultos queremos formar?




Aproveito para deixar mais algumas mensagens para os professores, pais e alunos:
Aos professores, que comemoram o seu dia, parabenizo-os pela dedicação. Não desanimem. Ainda há muitos alunos que querem aprender e, enquanto eles estiverem lá, sempre vale a pena.
Aos pais, mais atenção. Vocês são a base do caráter do seu filho, ensinando-o o certo e o errado. Você devem dar amor, muito amor. E também limites.
Aos alunos, mais reconhecimento. Aulas requerem um trabalho antes, durante e depois. A dedicação começa no preparo do material, estende-se para a apresentação e continua com a correção de provas e trabalhos. Sua atenção durante as aulas é a melhor forma de agradecê-los.

Parabéns, professor! Sua ação é fundamental para a construção de um mundo melhor!
Se quiser ver a homenagem do Dia do Professor que fiz em 2007:

sábado, 10 de outubro de 2009

Dia de Ação nos Blogs - Mudanças Climáticas

Para quem ainda não conhece este dia, ele é conhecido como Blog Action Day e serve para reunir blogueiros famosos e anônimos em torno de um tema. Este ano o tópico a ser abordado são as mudanças climáticas. O objetivo é atrair a atenção da sociedade para o problema e, o mais importante: dar dicas que possam sair do virtual e mudar o mundo real. Já estou preparando o meu post.

Quer participar?

Aqui vai um passo-a-passo:

1)Inscreva-se no site oficial (http://www.blogactionday.org/).

2)Prepare seu post. Os organizadores sugerem que o tema seja abordado de acordo com o conteúdo do seu blog. Por exemplo, quem costuma falar sobre tecnologia, pode dar enfoque nas tecnologias limpas ou explicar como organizar uma rede social que coordene as pessoas para agir.

3)Coloque em algum lugar do seu texto um link para o site organizador do evento.

4)Agora, é só publicar no dia 15 de outubro.

domingo, 21 de junho de 2009

Campanha do Agasalho 2009

Infelizmente tenho andado sem tempo para criar novos tópicos. Como hoje começa o inverno e já tem feito bastante frio, não pude deixar de passar por aqui para lembrar da importância de ser solidário com aqueles que precisam da nossa ajuda para se aquecer.
Anualmente a Campanha do Agasalho busca arrecadar aquelas blusas que muitas pessoas já não pretendem mais usar e dar para aqueles que, infelizmente, não podem adquirir com seus próprios recursos financeiros.
A Campanha do Agasalho é importantíssima, pois o frio fragiliza o organismo, favorecendo o aparecimento de doenças que podem até causar a morte.
E, como roupa encostada no armário não aquece ninguém, é sempre bom rever o guarda-roupa, separar o que não se pretende mais usar e doar para quem necessita.
Se você também está interessado em participar da campanha, procure no site o endereço do posto de arrecadação mais próximo do seu endereço. É só digitar o seu CEP no site:
http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/index.asp


Com certeza o seu gesto vai fazer a diferença para o inverno de alguém!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Exposição Arte na França 1860 -1960: O Realismo

Apartir de 16 de maio até 28 de junho de 2009, o MASP apresenta a exposição do Ano da França no Brasil. A exposição traz mais de cem obras-primas vindas da Coleção Berardo (Lisboa), de museus franceses, como Musée D’Orsay, Centre Pompidou, Musée de L’Orangerie, Fonds National D’Art Contemporain, Musée D’Art Moderne de la Ville de Paris, e de outras coleções como Museu Nacional de Belas Artes do Rio e Museu Lasar Segall, além de 50 obras do próprio acervo do MASP.
A exposição faz um percurso por um século de arte produzida na França e levanta as questões das diversas e contraditórias manifestações do Realismo. Nestes cem anos é possível perceber traços sucessivos de percepção do real: o tema desta exposição é a história desta interpretação, desta desfiguração e reconfiguração.
No conjunto estarão inseridas obras de Courbet, Miró, Dalí, Douanier Rousseau, Monet, Picasso, Manet, Van Gogh, Degas, Renoir e Cézanne, entre outros, além de outras obras de brasileiros produzidas na França, como as de Cândido Portinari, Almeida Junior, Iberê Camargo, Lasar Segall e Guignard.
Espero ter a oportunidade de ver essa exposição, que me parece ser memorável! Só para dar um exemplo de obras do realismo, a imagem abaixo refere-se ao quadro Le Moulin de la Galette, do Renoir, onde se pode observar a luz do sol filtrada através das folhas.

Para quem quiser conferir a exposição:

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César - São Paulo – SP.

Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h. A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Informações: 11 3251 5644. http://www.masp.art.br/