quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Quarto de badulaques - Rubem Alves

O autor escreve sobre diversos temas, registrando suas impressões sobre a sociedade e as etapas da vida. Suas abordagens são sucintas e muitas delas repletas de dicas e referências, dando ao leitor a oportunidade de ter contato com outros autores interessantes.
Através dos capítulos:
Acho bem * Acho mal,
Albert Schweitzer,
Alegria do povo,
Amar é ouvir,
Arrastão das redes,
Big Brother,
Casamento,
Casamento e cavalos,
A criança na velhice,
Crianças que vivem demais,
Delegacia de policia,
Democracia,
Depois da vida,
A descoberta de velhice,
Descobertas infantis,
Deus,
Dia Internacional das Flores,
Diários,
Divórcio,
Dona Irahy e o menino,
Ecologia,
Educação ambiental,
O estresse,
Família,
Floríssima,
Fotografias,
Futebol,
Idosos,
Ipês,
Leonardo da Vinci,
Livro Fujão,
A máquina do tempo,
Milagre,
Mudar-me,
O múltiplo e o simples,
Música inesperada,
O negócio das armas,
Patativa do Assaré,
O perdão,
O plantador de jardins,
Poesia,
Poesia e política,
Política,
Política e dinheiro,
Política,
Paixão e casamento,
O politicamente correto,
O povo,
Prisão,
A recuperação de criminosos,
Resumos,
O sabiá,
Saco de brinquedos,
Santo Expedito,
Sem-terra,
O sexo na velhice,
Solidão na Velhice,
O sonho da natureza,
Tenente pacífico,
Terrorismo,
Turismo,
A vela,
A velhice,
Vestibulares,
Viagem,
Vida depois da morte,
Vida e morte
e
Voltar a ser criança, Rubem Alves discute de tudo um pouco e deixa muito em que se pensar.
Uma leitura agradável, que flui com agilidade. Recomendo!


Quarto de badulaques
Número de páginas: 172
Editora: Parábola Editorial
Site da editora: http://www.parabolaeditorial.hpg.com.br/
Site do autor: http://www.rubemalves.com.br/

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Dia Mundial da Alimentação

Todo ser vivo requer alguma forma de nutrição para poder sobreviver. Faz parte de estar vivo. E nós, seres humanos, precisamos nos alimentar, respirar e nos hidratar. É o mínimo, o básico. O essencial. E, com todas as invenções humanas, não acabou-se a fome. Não me refiro àquela fome que você ou eu sentimos pela manhã, quando acordamos em jejum e que deixaremos de sentir logo após o café-da-manhã. Também não me refiro a qualquer outra fome que surja após a prática de um esporte, um dia de trabalho ou qualquer outro desgaste físico. Essa fome cotidiana, saciada com um prato de comida, não me preocupa. Basta comer que ela passa.
Refiro-me à fome dos que não tem o que comer por refeições seguidas. Por dias. E não estou falando somente dos africanos. Também estou lembrando dos nordestinos, de todos que vivem em regiões áridas, em favelas, embaixo de pontes, nos becos do mundo, todos que passam por privações, que vivem sem saber o que comerão no dia seguinte. Esses, sim, me preocupam. São os que tem a verdadeira fome, que os consome pouco a pouco, definhando-os e os fazendo minguar até que a doença e a morte terminem seu sofrimento. Isso, sim, é triste. E o pior é saber que não são poucos os que passam por situação semelhante.


Rubem Alves, em seu livro Quarto de badulaques, no conto O negócio das armas, escreveu que, "nos últimos anos, os países ricos gastaram trilhões de dólares (um trilhão é um "um" seguido de doze zeros: 1.000.000.000.000) na produção de armas". Se esse dinheiro tivesse sido empregue para acabar com a fome no mundo, este post não existiria. Mas, infelizmente, fornecer armas para manter guerras é lucrativo e extinguir a fome, não.
Enquanto lucrar for mais importante que outro ser humano, continuará havendo famintos no mundo.

Mais informações:
http://www.feedingminds.org/info/wfd_pt.htm

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Coisas Frágeis - Neil Gaiman

Temperando a realidade com uma boa dose de fantasia, Gaiman une de forma ímpar o cotidiano com o imaginário, criando histórias recheadas de personagens inusitados que povoam o mundo lado a lado com o comum e o ordinário.
Cada história surpreende de uma maneira diferente. Às vezes, o inesperado são os personagens, em outros momentos, é a história em si. Mesclando momentos alegres e tristes, aventuras e desventuras, o livro chega ao seu fim com gostinho de quero mais.


Mais detalhes sobre o livro:

Nome do livro: Coisas Frágeis - Fragile Things

Autor: Neil Gaiman

Edição brasileira: Conrad Editora

Páginas: 205

Capítulos:


  • Introdução

  • Um Estudo em Esmeralda

  • A Vez de Outubro

  • Lembranças e Tesouros

  • Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch

  • O Problema de Susan

  • Golias

  • Como Conversar com Garotas em Festas

  • O Pássaro-do-Sol

  • O Monarca do Vale

Os contos são bastante variados em seus temas, onde Neil Gaiman demonstra influências que vão desde a ficção científica (Matrix), passando pelos mitos, pelo universo de outros escritores (como Sherlock Holmes na Inglaterra Vitoriana de H.P. Lovecraft) e também contando com a presença de deuses nórdicos esquecidos ao longo dos anos.


Não consegui definir qual história gostei mais. Cada uma me chamou a atenção por uma coisa. Um personagem, um detalhe, uma referência, um desfecho, enfim tudo muito bom para decidir por uma só. E você, de qual história gostou mais?


Site da Conrad Editora:


http://www.conradeditora.com.br/


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Posts resumidos

Tenho visto em muitos blogs a idéia de deixar o título do post seguido pelo seu começo e, após algumas frases, um link dizendo "Leia mais..." ou "Continue lendo..." para levar o leitor ao conteúdo completo do artigo.
Achei a idéia bastante interessante, pois permite um número maior de posts na página inicial e, se aquele trecho não interessou, você pode passar para o próximo post mais rapidamente.
Se você também achou a idéia interessante, saiba que fiquei conhecendo-a através do Usuário Compulsivo, que tem oferecido muitos widgets úteis. Essa opção de post resumido você faz através do seu Layout e, com as explicações do Usuário Compulsivo, você faz facilmente.
Veja como em:
http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2008/09/posts-resumidos-no-blogspot-sem.html

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Idoso

Hoje é o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Mais do que uma data comemorativa, é um momento de reflexão. O que acontece com o idoso no Brasil e no mundo?
É preciso que observemos nossa conduta para não propagar o desrespeito nem o descaso. Há muitos relatos de idosos abandonados ou forçados a trabalhar, mesmo cançados e doentes. Pois ambas as situações precisam ser impedidas. O idoso merece respeito, pois assim como dedicou-se aos filhos e netos, também tem direito a receber amor.
Com o aumento da expectativa de vida, a parcela da população constituída por idosos tem aumentado gradativamente e, portanto, torna-se cada vez mais urgente a importância da conscientização dos jovens e adultos jovens.
E, do meu momento de reflexão, surgiram estes versos:
Idoso
Após o nascimento,
Viver é envelhecer.
Antes, o crescimento,
Depois, o amadurecer.
Envelhecer com dignidade
Demanda atenção e carinho.
Independente da idade,
Ninguém quer ficar sozinho!
Meu post anterior sobre idoso:
Os direitos do idoso:
Dicas para um envelhecimento saudável: