terça-feira, 19 de junho de 2012

O Libertino

Comédia dirigida por Jô Soares, “O Libertino” fala sobre ética, conduta moral, sexo e relações de poder. O espetáculo teatral foi escrito pelo dramaturgo francês Éric Emmanuel Schmitt e foi adaptado pelo Jô, que tornou a peça contemporânea. A obra aborda um trecho da vida de Denis Diderot (1713-1784), um filósofo iluminista polêmico que desprezava a nobreza e o clero, que ajudou a montar a primeira enciclopédia e é considerado precursor da Revolução Francesa. A peça explora o lado mais polêmico desse homem: sua atração pelas mulheres. Com um texto inteligente e humor irônico, o espetáculo mostra os conflitos entre pai e filha, a questão da fidelidade, do casamento e dos interesses que movem o homem, misturando ficção e realidade.
Ora no comando, ora manipulado, o protagonista é interpretado por Cássio Scapin, que desenvolve muito bem o personagem, pelo qual se interessou ao assistir uma leitura dramática no ano de 2008 em Paris. “Assim que me deparei com o texto, fiquei fascinado com a inteligência e o humor ali presentes e percebi que seria um personagem ótimo para um ator na minha idade, e um assunto interessante de discutir, além de uma excelente comédia que alia inteligência, informação e elegância”, conclui o ator.

A história se inicia com Denis Diderot retirado para descanso em um castelo na área rural de Paris, propriedade do Barão de Olbach, seu amigo. A peça acontece em um único cenário: um antigo quarto de brinquedos. Diderot está sendo desenhado por Madame Therbouche, que desiste de uma pose para pedir para pintá-lo tal como a natureza o fez vir ao mundo. Quando Diderot finalmente aceita e está seminu para o retrato, é solicitado a escrever com urgência o verbete “Moral” para “A Enciclopédia”, obra a que já vem se dedicando há muitos anos.  Enquanto Diderot tenta escrever o verbete, está constantemente rodeado por mulheres (a esposa, a filha, a pintora e uma amiga da filha), vendo-se dividido entre a razão e o desejo, sempre adiando o trabalho.

Categoria: Peças
Gênero: Comédia
Duração: 90 minutos
Direção: Jô Soares
Elenco: Cassio Scapin, Luciana Carnieli, Luiza Lemmertz, Tânia Castello, Erica Montanheiro e Daniel Warren
Autor: Éric Emmanuel Schmitt
Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br
Mais informações: http://www.campinas.com.br/cultura/2012/06/teatro-liceu-em-campinas-abre-as-portas-ao-publico-com-a-peca-o-libertino-dirigida-por-jo-soares


Sobre a estréia:
Entrevista para a Folha:
http://guia.folha.uol.com.br/teatro/1068003-o-libertino-seduz-com-humor-inteligente-diz-cassio-scapin.shtml