quarta-feira, 11 de junho de 2008

CSS - Contribuição Social para a Saúde

"A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11), por 259 votos a favor, 159 contra e 2 abstenções, a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). O projeto precisa ainda ser aprovado pelo Senado para que a cobrança do tributo entre em vigor em 2009."

"Se aprovado pelo Senado, o novo tributo teria alíquota de 0,1% sobre todas as movimentações financeiras, no mesmo molde da extinta CPMF. Estariam isentos do pagamento da CSS os aposentados e pensionistas, além dos trabalhadores formais que recebam até R$ 3.038,99. Quem ganha acima deste valor e tem carteira assinada também será isento até este limite, pagando apenas sobre o restante. "
fonte:

Estes são trechos da notícia sobre a Contribuição Social para a Saúde (CSS), também conhecida por "nova CPMF". Agora, vejamos um texto sobre sanguessugas:

1. O que é a sanguessuga:
Animal de água doce ou terrestre, adaptado ao ectoparasitismo.
O corpo é achatado, sem apêndices locomotores e com duas ventosas, uma em cada extremidade, sendo ectoparasita hematófogos. Através das ventosas fixam-se na pele, perfurando-a com seus dentículos existentes na ventosa. Injetando um anticoagulante associado a um anestésico, a sanguessuga provoca ferimentos indolores que sangram abundantemente.
O hirudíneo é hermafrodita com fecundação cruzada e desenvolvimento direto.

2. Características Gerais:
Mede cerca de 5 cm de comprimento e tanto pode viver na terra como na água.
Já foi usada em medicina para sangrias pois é um verme que se alimenta de sangue.
Para se fixar e para se deslocar usa duas ventosas uma em cada extremidade do corpo. Na ventosa que serve de boca, possui três dentes que cortam a pele do animal sobre o qual se fixa.
fonte:

Você deve estar pensando: "Ah, claro, inventam uma nova maneira de prolongar a existência da CPMF e obviamente ela vai comparar os políticos às sanguessugas". Se estava pensando nisso, você chegou perto!
Primeiro, quero fazer uma análise orçamentária simples: se o governo ganha 1 bilhão em impostos, por exemplo, não pode gastar mais do que isso, correto? Isso é o que um governo sensato faria. Mas o governo brasileiro não faz. E, ao invés de adotar medidas para otimizar os recursos disponíveis (evitar desvio de dinheiro público, por exemplo), os políticos decidem aumentar a receita. E, é claro, às custas da população. Político ganha um salário de fazer inveja a muita gente, aposenta com pouco tempo de serviço e, ao invés de fazer leis que beneficiem a população que trabalha muito, por muitos anos e ganha pouco, inventa mais um imposto. E não importa se o imposto vai ter um piso a partir do qual será cobrado. Isso serve apenas para dourar a pílula, encobertando o que realmente está acontecendo: nós somos um dos países que mais recolhem impostos e estamos criando mais um. Precisamos de menos impostos e não mais!

Por isso, não vou dizer que não pensei em compará-los às sanguessugas. Pensei, pensei sim. Pensei até em como seria um cartaz sobre o novo imposto:



Mas acho que os animais, sejam as sanguessugas, os burros ou os cachorros, não são culpados das atitudes que esses senhores realizam na vigência de seus mandatos e, portanto, seria muito injusto com qualquer animal ser comparado com um político.

2 comentários:

Luiz Lailo disse...

Ficou muito sugestiva a ilustração da CSS, mas eu devo andar muito cansado ou muito obcecado pela informática - CSS só me lembra Cascading Style Sheets.

Bárbara Stracke disse...

eu votei contra, existe uma petição no ar!

agora saciando a curiosidade do rim!

minha amiga luiza, antes de nos cohecermos pessoalmente, vivia dizendo que ia roubar um rim meu...

hehehe

daí de presente eu DEI o rim, pra não parar numa banheira com gelo e sem memória, depois de alguma balada com ela! huauahuhauha

confesso ser fã de artes obscuras, portanto, foi um prazer fazer.
=*