Data da campanha: dia 8 de novembro
Horário de atendimento: das 9h às 15h
Locais: http://abcancer.org.br/portal/files/pdf/Postosatendimento_SBD_2008.pdf
O câncer da pele
É o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.
O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
Já o carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada; o tabagismo; exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.
Como identificar o câncer da pele
É preciso estar atento a alguns sinais:
- Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
- Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
- Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Segue abaixo a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.
Como previnir o Câncer da pele
- Deve-se evitar a exposição direta ao sol das 10h às 16h.
- Usar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior ao 15, fazendo reaplicações a cada duas horas, após mergulhar ou transpiração excessiva. A 1ª aplicação deve ser feita pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol.
- Na praia, usar chapéu e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
- Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, deve-se usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
- A grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face. Por isso, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
- Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
- Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/
Mais sobre o câncer de pele: http://www.sbd.org.br/publico/cancer/index.aspx
Sobre outras doenças de pele: http://www.dermatologia.net/
Um comentário:
Ainda bem que sou mega prevenida!
Nunca tomo sol, e qdo fico exposta, sundown sempre!
Cremes, especialmente faciais, todos com fator de proteção.
E o mais importante, colaborando tbm para não desgastar ainda mais a camada de ozônio!
Ótimo post. Deve ser divulgado amplamente!
Vc conehce a campanha a favor da vacina contra HPV?
www.eviteocancer.com.br
já estou com minha guia médica. Só falta a grana! ^^
bjz
Postar um comentário