quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento fará audiência pública em SP

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi criado com a missão de unificar as operações de ajuda ao desenvolvimento, já existentes, promovendo melhores condições de vida e de emprego, bem como o progresso econômico e social; criar e executar soluções para problemas internacionais no campo social, econômico e da saúde; promover a cooperação internacional para a cultura e a educação e promover o respeito universal aos direitos humanos e suas liberdades fundamentais sem distinção de raça, sexo, língua e religião.


Sobre a audiência

Será dia 10 de novembro, 14h30, no Memorial da América Latina e será a primeira para a definição de tema do Relatório de Desenvolvimento Humano no Brasil, a ser publicado durante 2009 e 2010. O objetivo dessa audiência é escutar a sociedade brasileira para a identificação e escolha do tema, para que possa ser feito um relatório que seja um documento vivo, a ser utilizado pelas pessoas. O modelo da consulta é aberto. Está lastreado na formação de parcerias com diferentes agentes sociais. A consulta pública nas principais capitais brasileiras, bem como naqueles 10 municípios de pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, fará do próximo relatório um documento único.


Sobre o público da audiência

O propósito é reunir representantes da sociedade civil, para que seja registrada a voz de São Paulo, na sua diversidade e complexidade. Será a busca de uma leitura inclusiva dos problemas sociais. Será importantíssima a presença de ONGs, academia, e funcionalismo.


Como será a audiência

Haverá uma apresentação sobre o que o Relatório pretende, seguido de um momento para a reflexão das pessoas e preenchimento de um questionário individual (com uma pergunta apenas). Após isso, será aberto um espaço para que alguns representantes dos questionários selecionados venham ao microfone e em poucos minutos expliquem suas razões de escolha dos temas. O microfone será controlado pelo moderador do PNUD para evitar abusos.


Expectativa da audiência

São três os objetivos principais:


  1. registro das respostas das pessoas,

  2. registro de suas razões, que podem ajudar a equipe do relatório a entender o grau de complexidade dos temas, de importância contextual e relevância para a cidade,

  3. convite às instituições e pessoas que as representam para a realização de parcerias para a formatação do relatório em produtos que possam ser entendidos e veiculados ao grande público.

PNUD Brasil:


Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:


Relatórios de Desenvolvimento Humano anteriores:

2 comentários:

Bárbara Stracke disse...

Super importante!!! É uma pena as pessoas e empresas, (falando da minha) não se mobilizarem e participarem.

Eu adorei seu comentário no "coming Back". É ótimo ter quementenda o que eu escrevo em inglês e vc, foi além, captou o sentimento.

Isso eu escrevi após um namoro de 5 meses, o mais longo depois do primeiro de 6 anos e meio (com outro idiota...rsrsrs).

bjz

Juliano Reinert disse...

Bem, como estudante de jornalismo não pude deixar de reparar a gama e qualidade das informações do post.
Mas o real motivo de eu estar aqui é uma velha busca aos arquivos de um dos meus blogs. Vi um comentário seu, mas nem sei como você conseguiu me descobrir e eu também nunca tinha passado por aqui.
Esteja certa que vou adicioná-la na minha lista de leitura.
Gostei daqui!