sábado, 27 de dezembro de 2008

Pérolas da Infância

Andei observando o que eu falo e o que minha filha me diz alguns dias depois:
  1. - Andei até ficar com o pé dolorido.
    - Pulei corda até ficar com meu pé dolorente.

  1. - Trabalhei tanto que estou quebrada!
    - Minha mãe trabalha tanto que fica quebradiça!

  1. - Acho lindo nado sincronizado!
    - Mãe, estamos andando com passos concentrados!




Alguns porquês tem respostas, outros, não. Que tal esse:
- Mãe, se passarinho não dá leite, porque essa marca se chama Ninho?

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Pinte seu Presépio-Livro

Sábado já era dia 20 de dezembro e eu ainda não sabia como fazer o presépio que eu pretendia dar como presente de Natal, quando me deparei com uma adorável peça de gesso na prateleira de uma loja. Ela parecia estar me aguardando, como que me chamando para que eu a levasse. Logo compreendi sua mensagem, pois sabia exatamente quem a adoraria receber de presente. Conversei com o vendedor, que me orientou quanto ao material necessário e modo de acabamento, o que foi bastante útil, tendo em vista que nunca pintei nenhuma peça de gesso antes. A experiência foi bastante prazeirosa: a tinta cobria a brancura da peça, como que dando-lhe vida através da cor que realçava suas formas. E o momento mais gratificante foi ver a expressão de surpresa da presenteada, num misto de alegria e admiração inesquecíveis!








Para os interessados, eis o modo de pintura da peça:


  1. cubra toda a superfície com uma camada de goma laca incolor. Deve ser gasto aproximadamente um terço do frasco. Aguarde secar.

  2. dissolva purpurina em outro um terço da goma laca. Cubra novamente a superfície da peça, observando-a sob diversos ângulos para não deixar pontos brancos. Aguarde secar.

  3. dissolva betume em água até que ele adquira uma consistência adequada para ser espalhado sobre a peça, sem que esteja líquido demais. Cubra pequenas áreas com a solução e passe um pano úmido em seguida para retirar o excesso, de forma que o betume permaneça apenas nas reentrâncias da peça. Aguarde secar.

  4. caso haja necessidade de secagem rápida, utilize um secador de cabelos.

  5. como a goma laca é solúvel em álcool, utilize-o para lavar o pincel após utilizá-la.

Se você gosta de pintar, vai adorar a experiência!