domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Água

O dia em que algo tão simples, natural, essencial para a vida e que, devendo ser um direito de todos, gera muita discussão para pouca ação!
As notícias do fórum de Istambul não poderiam ser mais infelizes: há países que não quiseram reconhecer que a água seja um direito humano. Como assim? Queria ver alguém viver sem água. Ou isso é medo? Medo de que, assinando uma declaração de que a água é um direito, será cobrada por aqueles que não tem acesso? Sim, deve ser medo. Medo de surgir uma guerra, a Guerra pela Água, onde se mataria para ter controle sobre as bacias hidrográficas.

Medidas a serem tomadas? Redução no consumo, melhor distribuição dos recursos, extender as áreas de saneamento, fiscalizar as empresas para que não poluam os mananciais, etc e etc, tudo o que todo mundo já sabe. Mas está sendo feito? Pouco. A ONU faz o alerta: é preciso que os países estabeleçam políticas públicas para regular o seu uso. Ou seja, se é preciso estabelecer essas políticas públicas, é sinal de que o que tem sido feito até agora não está sendo o suficiente! E, se agindo como tal, em poucas décadas faltará água potável, o que está faltando para os governos tomarem uma atitude?
Eis uma boa pergunta... Qual será a resposta?

Enquanto não surgem essas medidas governamentais, vou fazendo a minha parte, economizando.
Segue abaixo treze dicas para você economizar água também:
1) Ao tomar banho, não fique com o chuveiro ligado. Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar.
2) Escove os dentes com a torneira fechada. Utilize um copo para pegar água para enxaguar a boca.
3) Não faça a barba com a torneira aberta. Tampe o ralo da pia, encha de água pela metade e a utilize para ir lavando o barbeador. Depois, destampe e limpe a pia. Abra a torneira somente para enxaguar o rosto. Se preferir, arranje uma vazilha.
4) Nunca deixe uma torneira mal fechada ou pingando. Instale aerador (“peneirinhas” ou “telinhas“) na saída de água, que reduzem a vazão.
5) Verifique se a válvula da descarga não está com defeito. Não a deixe ficar disparando ou pingando. Ao construir ou reformar, adquira caixa de descarga no lugar de válvula.
6) Não deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a fechada. Em caso de vazamento, verifique a bóia.
7) Não lave a louça com a torneira aberta. Ensaboe com a torneira fechada e enxágue tudo de uma vez.
8) Ao lavar verduras, utilize uma bacia, ao invés de lavar folha por folha debaixo da torneira aberta.
9) Ao regar plantas, utilize uma mangueira com esguicho-revólver ou regador, molhando a base. Molhe pela manhã ou no final do dia, para diminuir a perda por evaporação.
10) Lave o carro com um balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar, ao invés da mangueira.
11) Use a vassoura para limpar o quintal e a calçada. Você também pode utilizar a água que sai do enxágue da máquina de lavar roupas.
12) Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixe as roupas de molho por algum tempo antes de lavar. Ao esfregar a roupa com sabão, use um balde com água, mantendo a torneira do tanque fechada. Enxagüe utilizando o balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água.
13) Aproveite sempre que possível a água de chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois usá-la para regar as plantas, lavar o carro ou o chão. Só não se esqueça de tampá-los depois de recolher a água para que não se tornem focos de mosquito da dengue!


Notícias do dia sobre o tema:



Mais sobre como economizar água com pequenas mudanças de hábito:

Um comentário:

Bárbara Stracke disse...

eu economizo muita água!!! acho um verdadeiro tesouro.

Inclusive, economizando luz...

tem MEME pra ti.

bjz