Uma forma de ajudar a por um fim neste gravíssimo problema é evitar o desperdício de alimentos. Para isso, aqui vão algumas dicas:
1)Não compre mais alimentos do que o necessário e guarde-os adequadamente, assim você evita que eles não sejam consumidos e acabem no lixo.
2)Aproveite os alimentos integralmente. Talos, folhas, sementes de vegetais, legumes, frutas e verduras também são ricos em nutrientes. Veja tabela no final do texto.
3)Procure reaproveitar a comida que não foi consumida. O arroz, os refogados e outras sobras, ao serem bem armazenados na geladeira, podem ser consumidos no dia seguinte. Lembre-se: o alimento colocado na geladeira em várias vazilhas pequenas conserva-se melhor do que em uma grande.
4)Cascas de frutas (abacaxi, maçã, goiaba, manga, etc) podem se tornar geléias e outros doces.
5)Folhas de abóbora, cenoura, brócolis, batata-doce, rabanete, mandioca, beterraba, podem enriquecer o arroz, omeletes, sopas, tortas, saladas e farofas.
6)Talos de agrião, couve, brócolis, espinafre e verduras em geral podem se tornar farofa para acompanhar o feijão ou rechear aves e peixes. É só refogar com manteiga, cebola, alho, bacon ou outros ingredientes que lhe agrade e colocar a farinha.
Receitas com sobras de alimento:
http://tvecologica.wordpress.com/2009/05/26/receitas-com-sobras-de-alimentos-vamos-evitar-o-desperdicio/
http://www.akatu.org.br/interatividades/forum/evitar-o-desperdicio-que-receitas-podem-ser-feitas-com-sobras-de-alimentos-e-refeicoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário