quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma verdade inconveniente

Este é o título do livro escrito por Al Gore, onde ele explica o que é e o que devemos fazer sobre o aquecimento global. Apenas mês passado tive contato com esta obra, apesar dela ter sido publicada em 2006. Atual e alarmante, o aquecimento global é um problema cuja solução está nas mãos de políticos, que devem tomar medidas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e procurar fontes de energia limpas, assim como está nas mãos de cada um de nós, que precisamos mudar nossos hábitos para também contribuir para a solução.


No ano passado, assisti uma palestra na 60ª SBPC (http://belcrivelli.blogspot.com/2008/07/60-sbpc-mudanas-climticas-e-o-brasil.html). Aprendi bastante e fui informada sobre vários dados científicos impressionantes, que me fizeram ver a situação com uma severidade muito maior do que a divulgada pelos noticiários.

Somando a informação do livro de Al Gore com a palestra do SBPC, hoje sei que cada um pode ajudar e alerto: devemos começar a nossa parte o quanto antes.

O que cada um pode fazer?

1)Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes: diminua o consumo de eletricidade.

2)Ao adquirir novos aparelhos domésticos, escolha aqueles de maior eficiência energética.

3)Não sobrecarregue a geladeira: coloque-a longe do fogão ou lava-louças e mantenha sua serpentina sempre limpa (sem pó).

4)Troque os filtros de qualquer aparelho regularmente.

5)Use a máquina de lavar em sua capacidade de carga máxima.

6)Prefira lavar os pratos na mão ao invés de usar o lava-louças e seque a roupa no varal ao invés de usar a secadora.

7)Ao usar o ar condicionado, verifique se as portas e janelas estão todas fechadas para não sobrecarregar o aparelho.

8)Tome banho regulando o termostato do chuveiro para temperaturas mais amenas e fique com o chuveiro ligado o menor tempo possível.

9)Evite deixar os aparelhos em stand by e desligue-os da tomada ou conecte-os em um filtro de linha que você possa desligar.

10)Se for deixar o computador ligado sem uso, deixe-o em modo de economia de energia.

11)Deixe o carro na garagem o máximo que você puder e caminhe, ande de bicicleta, faça rodízio de carros ou utilize o transporte público.

12)Para diminuir o consumo de combustível: evite congestionamentos (procure sair antes ou depois dos horários de rush), respeite os limites de velocidade (guiar a mais de 90 km/h aumenta o consumo), evite deixar o motor ligado sem necessidade, faça manutenção regularmente e combine várias tarefas na mesma viagem, evitando viagens desnecessárias.

13)Ao comprar o próximo carro, leve em consideração a sua eficiência (km/L) e seu combustível. Prefira os veículos híbridos, que associam a gasolina com a eletricidade ou um carro de energia renovável, como o biodiesel e o etanol (álcool).

14)Se possível, trabalhe em casa e reduza as viagens aéreas.

15)Consuma menos, pois há gasto de combustível fóssil em tudo que é produzido e transportado. Compre produtos duráveis, lembrando-se de reutilizar e reciclar sempre que possível.

16)compre produtos com menos embalagens ou a granel.

17)Use uma sacola de compras reutilizável.

18)Prefira encher sua garrafa de água ao invés de comprar uma nova garrafa.

19)Consuma menos carne, pois gasta-se muito mais combustível fóssil para produzir e transportar carne do que para produzir e transportar a mesma quantidade de vegetais.

20)Compre produtos locais, que não precisam fazer uma viagem tão longa.

21)Vote em políticos que se preocupam com o problema.

22)Apóie um grupo ambientalista.

23)Aprenda mais sobre as mudanças climáticas e informe os outros.

Lembre-se: o importante é consumir menos e conservar mais!





Este post está participando do Dia de Ação nos Blogs 2009 (Blog Action Day)
http://www.blogactionday.org/

Nenhum comentário: