sábado, 7 de agosto de 2010

"Alto-ônibus" - o ônibus que circula acima do seu carro

Já esteve dentro de um ônibus parado em um congestionamento e calculou o quanto a sua viagem é prolongada por culpa do tráfego? Já esteve num carro e, ao observar que deveria esperar muitas pessoas subirem e descerem de um ônibus para o trânsito voltar a circular, pensou que as coisas poderiam ser diferentes? Se você disse sim a uma dessas perguntas, então provavelmente vai achar o novo projeto chinês bem interessante.

Visando melhorar o convívio entre carros e ônibus, os chineses criaram um ônibus que circula acima dos carros, enquanto estes passam entre as suas "rodas". Veja a imagem abaixo:




O projeto foi apresentado com o nome de "3D fast bus" na 13ª Beijing International High-tech Expo em maio deste ano.

Com esse novo ônibus, os carros podem circular normalmente, sem esperar o embarque e desembarque dos passageiros, enquanto quem estiver nesse novo ônibus terá a vantagem de seguir viagem acima dos congestionamentos, diminuindo o tempo de percurso.
O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Shenzhen Huashi Future Car-Parking Equipment e está causando muita polêmica sobre seus possíveis problemas, tais como as dificuldades que os veículos sob o ônibus poderiam enfrentar ao decidir fazer uma curva no sentido contrário ou como seriam os acidentes.
As vantagens, além das mencionadas, também são o uso de energia limpa (elétrica e solar), a economia de 860 toneladas de combustível fóssil, a capacidade de transportar 1200 pessoas por vez, a rapidez com que pode ser construído (1 ano para cada 40 km enquanto são 3 anos para o mesmo percurso do metrô), sem falar na visão do céu, que é muito melhor do que a visão opressiva dos túneis. Em caso de fogo ou outro acidente, as saídas de segurança são abertas automaticamente e, como em aviões, são infladas as escorregadeiras para que os usuários possam sair rapidamente.
A previsão do inicio das obras é para o final deste ano. Quem sabe, se o projeto for bem sucedido na China, alguém não importa a ideia para as metrópoles brasileiras?

Para quem quiser ver um pouco mais sobre o projeto, passe no link abaixo, que apesar de ser em chinês, mostra várias imagens e permite uma razoável compreensão de como será:

http://www.umiwi.com/video/detail1541

Nenhum comentário: