terça-feira, 27 de julho de 2010

Arte Pública Interativa

Vindo para tirar a ideia de que Arte é algo destinado apenas a museus e galerias de arte, a exposição mostra que a Arte pode deixar de ser contemplativa para ser interativa. O FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) de 2010 lança o FILE PAI (Paulista Avenida Interativa = Arte Pública Interativa), mostrando que interatividade é mais do que participação: é compreensão e absorção dos novos fenômenos sociais proporcionados pela tecnologia. A arte digital estará espalhada pela avenida Paulista de 27 de julho a 29 de agosto e poderá ser visitada gratuitamente.
De 27 a 30 de julho haverá transmissão ao vivo de palestras no site do FILE PAI.

Lugares e Obras

Projeção Interativa:
SMSLINGSHOT
VR/Urban: Patrick Tobias Fischer, Christian Zöllner, Thilo Hoffmann & Sebastian Piatza
Reino Unido

SMSlingshot” é um dispositivo de intervenção digital em que mensagens de texto podem ser digitadas em um telefone e, então, atiradas em um ponto como quando se usa um estilingue comum. Com esse dispositivo, as pessoas obtêm uma ferramenta que permite que elas falem na mesma língua cultural e tecnológica que as telas de publicidade desenvolvidas usam: imagens digitais, fluentes e complexas.

Metrô Brigadeiro:
WINDOSILL
Patrick Smith _ vectorpark.com
Estados Unidos

"Windosill" (2009) é uma série de salas imaginárias para destrancar e explorar.

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THOMAS
Patrick Smith _ vectorpark.com
Estados Unidos

"Thomas" (2001-2005) é um ovo que monta um monociclo através de uma série de pequenas experiências.

Ônibus Sonoridade:
OMNIBUSONIA PAULISTA
Vanderlei Lucentini
Brasil

"Omnibusonia Paulista" é um ônibus sônico que se deslocará pela Avenida Paulista, contendo uma base sonora contínua, que dialogará com as inserções arquitetônicas do percurso. Essas inserções são casarões, prédios residenciais e comerciais, e possíveis construções ali existentes. Nesses pontos as inserções sonoras incluirão a memória imaterial neles contidos.

Carro:
CHASE
Karolina Sobecka
Estados Unidos

Desenhos animados acompanham o ritmo do carro em uma perseguição interminável. Sua velocidade corresponde à velocidade do carro. Representação infantilizada dos conceitos de perigo, violência, medo, perseguição, em absurdo contraste com a dura realidade do contexto urbano de Los Angeles.

Metrô Paraíso:
PIXELJUNK EDEN
Q-Games
Japão

Em "PixelJunk Eden", os jogadores, como "Grimps", tomam a forma de plantas abstratas para se mover pelo jardim, atacando os canteiros de pólen de seis lados, para juntar as pequenas partículas de pólen que podem transformar as sementes adormecidas (canto superior direito) em sementes ativadas (canto superior esquerdo). As novas sementes podem ser usadas para criar novas plantas e assim ganhar mais mobilidade pelo jardim.

Fnac:
FLOWER
That Game Company
Estados Unidos

"Flower" explora a tensão entre o tumulto da cidade e a serenidade da natureza. Os jogadores acumulam pétalas de flores enquanto o mundo da tela se alterna entre o pastoral e o caótico. Como no mundo real, tudo o que você pega causa uma alteração no meio-ambiente.

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FLOW
That Game Company
Estados Unidos

"flOw" é um jogo sobre como pilotar um organismo aquático através de uma biosfera surreal onde os jogadores consomem outros organismos, evoluem e levam seus organismos para o abismo. Sendo parte da tese de pesquisa de Jenova Chen, "flOw" herdou o design de DDA ativo (ajuste dinâmico de dificuldade), onde os jogadores com diferentes níveis de habilidade customizam suas experiências dentro da zona e desfrutam do jogo em seu próprio ritmo.

Sesi:
FALE COM O FUTURO: CRIE FUTUROS DESEJÁVEIS
Lala Deheinzelin
Brasil

Nesta obra convidamos os participantes a falar com o futuro: desenhar ou escrever manualmente suas idéias de futuro desejável e depois gravar seu depoimento narrando o que criaram. A tecnologia utilizada (Livescribe/ Smarten) permite que se possa tocar em pontos do desenho e ouvir o que significam e permite o upload do que foi criado, como arquivo digital, para poder ser acessível a todos e gerar um acervo colaborativo na Wikifuturos (http://www.wikifuturos.com/).

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ZEE
Kurt Hentschläger
Estados Unidos

Ambiente imersivo audiovisual, nevoeiro artificial e luz estroboscópica fazem parte da obra “ZEE”, que propõe um estado de “tabula rasa”, onde o quadro perceptivo do visitante é recalibrado. O centro da impressão visual de “ZEE” é de uma arquitetura psicodélica de luz pura. Todas essas informações são sintetizadas no cérebro das pessoas e tornam-se mais “paisagens mentais” do que uma mera percepção óptica do ambiente à sua volta.

Metrô Trianon-Masp:
WINDOSILL
Patrick Smith _ vectorpark.com
Estados Unidos

"Windosill" (2009) é uma série de salas imaginárias para destrancar e explorar.

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PARK
Patrick Smith _ vectorpark.com
Estados Unidos

"Park" (2000) é um mundo de sonhos para investigar com o mouse.

Conjunto Nacional:
PISO
Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti
Brasil

"PISO" é uma interface interativa desenhada para transferir dados de força e de movimento na relação humano-humano e na relação humano-espaço tempo. O modo de agenciar a interface é muito simples: você pisa em uma das duas extremidades da máquina e essa ação produz o deslocamento de uma onda na direção equivalente à ação. Para os outros usuários (não interatores), vale destacar que a onda em movimento levanta a chapa de aço e o conjunto levanta quem ou o que estiver em cima dela.

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SIMULADOR DE ONDAS E SIMULADOR DE TURBILHÃO
Steger Produção de Efeitos Especiais Ltda.
Brasil

A movimentação da água por meio de sistemas engenhosos possibilitou a criação dos Simuladores de Ondas e de Turbilhão que interagem com o espectador por meio de um controle remoto. Além do efeito visual e da interatividade, os simuladores servem como exemplo explicativo do funcionamento de sistemas dinâmicos e complexos. De maneira lúdica, eles demonstram o funcionamento do denominado “Caos Determinístico”, pois será possível observar a alteração dos fenômenos causada tanto pela alteração da variável velocidade, como também da variável tempo.

Metrô Consolação:
FEED THE HEAD
Patrick Smith _ vectorpark.com
Estados Unidos

"Feed the Head" (2007) é um jogo surreal com regras que mudam.

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LEVERS
Patrick Smith _ vectorpark.com
Estados Unidos

"Levers" (2001) é um jogo de equilíbrio com base na física.

Instituto Cervantes:
SNIFF
Karolina Sobecka
Estados Unidos

"Sniff" é uma projeção interativa em uma vitrine de loja que dá para uma calçada pública, simulando um envolvimento na vida real. Um cão animado segue o espectador, reage a seus gestos e forma um relacionamento com ele baseado na história de sua interação. A personalidade do cão é moldada pela relação que ele teve no passado e se expressa na modulação de comportamento sempre que um novo espectador se aproxima dele.

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SIGGRAPH + JAPAN MEDIA ARTS FESTIVAL

FILE Animação apresenta os festivais internacionais Japan Media Arts Festival e o Siggraph como parceiros do FILE em 2010, mostrando parte da programação de ambos festivais no Instituto Cervantes.

Masp:
INFINITO AO CUBO
Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti
Brasil

Imagine um cubo espelhado de 3 x 3 x 3 metros suspenso a 25 centímetros do chão apoiado numa cruzeta no centro de sua base e em quatro molas, uma em cada canto. Espelhado por fora reflete o espaço à sua volta. Espelhado por dentro, ao fechar a porta, provoca reflexões infinitas em todas as direções. Desenhe o espaço infinito utilizando a massa do seu corpo, e através do seu deslocamento no interior do cubo. A sensação de um espaço fechado explodir ao infinito faz pensar a dimensionalidade. A compreensão do infinito é possível. “Infinito ao Cubo” é apenas matematicamente impossível.

Fonte sobre os lugares, obras e demais informações sobre a exposição:
http://www.filepai.org/sobre.aspx

Reportagem sobre a exposição:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1307643-7823-FESTIVAL+LEVA+ARTE+INTERATIVA+PARA+AS+RUAS+DE+SAO+PAULO,00.html

Links relacionados:

http://universia.com.br/cultura+/materia.jsp?id=20027

http://www.sesisp.org.br/home/2006/centrocultural/Prog_expo.asp

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