sábado, 7 de abril de 2012

The Elder Scrolls V: Skyrim


Skyrim é um jogo de RPG com ambientação medieval que agrada os fãs do gênero trazendo um belíssimo gráfico, muitas histórias secundárias e permitindo que o jogador passe mais de uma centena de horas evoluindo seu personagem através do uso de suas perícias.

Tudo começa com a criação do personagem: há 10 opções de raça. Você pode escolher entre ser um Altmer ou Alto Elfo, um Argoniano, um Bosmer, um Bretão, um Dunmer ou Elfo Negro, um Imperial, um Khajiit, um Nord, um Orc ou um Redguard. Cada raça tem características físicas, habilidades especiais e bônus diferentes. O jogo permite que você modifique os detalhes físicos no momento da criação do seu personagem, alterando as feições, cor de pele, cor dos olhos, a cor e o penteado do cabelo, escolhendo cicatriz, pintura no rosto e outros detalhes para torná-lo único.


A história tem início com o assassinato do Alto Rei de Skyrim, que gerou uma guerra civil e, para complicar as coisas ainda mais, o deus nórdico da Destruição, Alduin, assumiu a forma de um dragão e resolveu liderar o retorno dos dragões ao mundo. No lugar onde o seu personagem é inserido no jogo, há uma cena de combate e você tem a oportunidade de escolher entre seguir os membros do Império ou da Rebelião. Depois disso, você fica livre para andar a pé ou a cavalo com o seu personagem através do mundo, com um mapa à sua disposição (basta apertar um botão), onde ficam marcados todos os lugares com nome que você já visitou (cidades, fazendas, grutas, cavernas, torres, etc) para você viajar rapidamente para eles com um clic. Os locais citados em conversas aparecem no mapa em cor escura, para você ter uma ideia de sua localização e poder ir até eles. Somente lugares visitados permitem a viagem rápida.

Um ponto positivo do jogo é a possibilidade de salvar em qualquer lugar, bastando apertar um botão, o que facilita bastante.

Como você pode ter várias missões iniciadas ao mesmo tempo, basta você deixar ativa a missão que pretende completar primeiro e uma seta surge na sua linha-bússula no alto da tela, indicando o caminho. Nessa linha-bússula aparecem pontos vermelhos quando há inimigos próximos e também é mostrado indicações de cidades e outros locais que você pode usar como referência para se localizar, também seguindo o padrão do mapa com ícones claros para locais conhecidos e escuros para os que ainda não foram visitados.



A liberdade do jogo é total e não há uma classe inicial para o seu personagem no momento da criação (guerreiro, ladino, mago, etc) como costuma haver na maioria dos jogos de RPG. O seu personagem pode usar qualquer habilidade e, conforme vai usando, sobe essa habilidade de nível. Quando o personagem sobe de nível, ele pode escolher entre aumentar os seus pontos de magia, de vida ou de resistência. Outra coisa que o personagem ganha quando sobe de nível é um ponto para gastar em algum “perk”, que é uma característica especial para alguma habilidade sua. Há 251 “perks” no jogo e, como o personagem sobe no máximo até o nível 81, é preciso pensar bastante antes de se decidir.



As habilidades baseadas em magia são do tipo Alteração, Conjuração, Destruição, Ilusão, Restauração e Encantamento. As habilidades de combate são arco, bloqueio, armadura pesada, armas de uma mão, armas de duas mãos e armeiro. E as habilidades ladinas são alquimia, armadura leve, abrir fechaduras, furtar bolsos, furtividade e lábia. E como para subir o nível de uma habilidade basta usá-la, o personagem pode crescer em diferentes aspectos ao mesmo tempo, podendo usar uma arma em uma mão e fazer magia com a outra, por exemplo. É possível colocar armas e magias em ambas as mãos. Escudos, arcos e tochas são usados somente na mão esquerda.


O jogo permite escolher o nível de dificuldade, que pode ser alterado até durante o combate. Ele também possibilita colocar legenda, o que facilita a compreensão de todos os diálogos.

Você pode se transformar em vampiro ou lobisomem durante o jogo, o que trás vantagens e desvantagens. Caso não goste da mudança, no início você poderá se curar em algum templo. Depois, é preciso fazer uma missão e a coisa fica um pouco mais complicada.



O jogo permite que o seu personagem se case, o que além de proporcionar companhia para dormir também trás lucro pelo fato do seu companheiro ter uma loja. Para casar é preciso estar usando o Amuleto de Mara, cumprir todas as missões do pretendente, fazer a proposta e conversar com o sacerdote do Templo de Mara para marcar a cerimônia.


As versões do jogo para Xbox 360 e PS3 alcançaram um bom nível de igualdade, enquanto a versão para PC ficou superior, pelo maior poder de hardware.

O jogo tem efeitos ambientais e climáticos belíssimos e os NPCs apresentam uma boa resposta às diferentes situações em que são colocados, agindo conforme o ambiente rural ou urbano.


Imagens do jogo:

http://pinterest.com/belcrivelli/games/

Dicas:

http://www.eurogamer.pt/articles/2011-11-25-the-elder-scroll-v-skyrim-guia-completo-truques-dicas-trofeus

http://filmesegames.com.br/2011/analise-skyrim-dragoes-magias-e-bugs/

http://toshichi.blogspot.com.br/2012/01/skyrim-review-ps3-version.html

http://skyrimguild.com/picking-your-race-in-skyrim/

Nenhum comentário: