domingo, 30 de março de 2008

Como fazer um castelo com material reciclado

Minha filha adora o programa Art Attack, do Disney Channel. É um programa com várias propostas criativas para se fazer arte.
Domingo passado, ela me pediu para visitar o site para ver se tinha algo interessante por lá.
Olhou, olhou e resolveu que queria tentar fazer o castelo que eles chamaram de "3D Fantasy Castle".
Pensei comigo: minha filha já tem um castelo e uma torre, como mostrei no post sobre brinquedos com material reciclado (http://belcrivelli.blogspot.com/2007/08/brinquedos-de-material-reciclado.html). Porque ela quer mais um? Bom, quem sabe porque ter castelos nunca é demais... Pensamentos à parte, resolvi parti para a ação e fui ler como era que se fazia o tal castelo 3D.
A explicação começava com: pegue um copo descartável e cole-o com a boca para baixo em um papel A4. Pronto, 1º problema: não tinha copo descartável. Olhando a lista de materiais, resolvi que iria improvisar com o que tinha em casa, pois o resultado final seria quase o mesmo.
Então, eis o material que foi usado no castelo que construímos:
* 1 lata de achocolatado vazia
* três tubos de papelão do papel higiênico
* 1 vasilha redonda plástica vazia (a minha era de alho esmagado)
* folhas de papel sulfite rascunho (o verso já havia sido utilizado)
* cola branca
* esparadrapo
* 3 palitos de sorvete
* folhas de papel higiênico
* tinta guache
* cola colorida com gliter
1º Passo: Montando a Estrutura

Posicionamos a lata de achocolatado com a tampa para baixo e fixamos a parte de cima na vasilha redonda plástica. Utilizamos esparadrapo ao redor do ponto de junção. Fixamos os 3 tubos de papelão ao redor da vasilha plástica. Passamos esparadrapo ao redor do centro dos tubos até prendê-los na vasilha plástica e colocamos 1 palito de sorvete passando por dentro do tubo e deixando um terço para fora apontando para baixo, que foi fixado com esparadrapo na vasilha para melhorar o apoio dos tubos de papelão à vasilha, pois estavam se soltando antes da colocação dos palitos. Fizemos cones e fixamo-os com esparadrapo no topo dos 3 tubos de papelão e da vasilha plástica. Cubrimos os tubos de papelão com uma folha de papel higiênico em cada, utilizando cola branca. Colamos sulfite rascunho com cola branca sobre a lata e a vasilha plástica. Fizemos uma porta com um pedaço pequeno de sulfite rascunho e as janelas com papel higiênico enrolado. Após uma tarde de atividade, ficou assim:



2º Passo: Pintura

A pintura ficou para segunda-feira. Começamos pelos 4 telhados. Depois, pintamos as 3 torres laterais (os tubos de papelão). Colocamos para secar. Terça-feira abri a tampa da lata de achocolatado e apoiei minha mão por dentro do castelo, de tal forma que pudesse segurar o castelo e deixar minha filha livre para pintar as paredes. Pintamos também a porta do castelo e as janelas das torres laterais. Novamente deixamos para secar.

3º Passo: Acabamento

Todo mundo sabe que guache sai com água. Conseqüentemente, mãos suadas de criança seriam uma ameaça para a pintura. Resolvi o problema com a cola colorida com gliter, que fez exerceu a função de impermeabilizar a tinta. É claro que a minha filha adorou o fato da cola ter gliter. Ela mesma fez questão de lambrecar tudo, o que causou certos escorridos de cola sobre a pintura, devido seu excesso. Depois de terminado, ficou assim:


Quem quiser fazer um, reúna o que tem em casa e mãos à obra!

Libere o artista que existe dentro de você!

Para quem quiser conhecer o site do Art Attack:

http://www.hitentertainment.com/artattack/

segunda-feira, 24 de março de 2008

As várias formas de se amar

Amar, em português, pode ser usado desde para dizer que você gosta muito de morangos, como na frase "Eu amo morangos!" até para designar o amor que sentimos por outra pessoa ou por Deus. É sempre a mesma palavra: amar.

Já para os gregos, as várias formas de se amar eram descritas por palavras distintas, como storge, eros, philia ou ágape. Havia mais tipos, mas vou me deter nestes 4. Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles:


* Storge: amor de família. É o primeiro amor que aprendemos, pois o sentimos pela nossa mãe. Também o sentimos com relação aos nossos demais parentes, fazendo com que os amemos apesar de seus defeitos. Wendell Broom(1) o chamou de "amor pela tia Maria". Trata-se do amor ou lealdade baseado num laço de intimidade, expressando além do amor aos parentes, aquele devotado a um governante ou nação.


* Eros: atração física. Envolve atração física e desejo sexual. É um sentimento forte, que leva as pessoas a agirem de forma inconseqüente e que, dotado de egoísmo, procura a satisfação do desejo pessoal. Wendell Broom chamou eros de "amor bolo de morango". Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se conseguir, vou consumi-lo sem ao menos pensar como o bolo se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.


* Philia: amor de amigo. É a palavra que mais se aproxima do sentido atual que empregamos para amor. Significa afeição e sentimentos calorosos por algo ou alguém. Também caracteriza o amor fraternal, que Wendell Brom chama de "amor time de boliche" para designar a troca mútua e o compartilhamento da relação. Um círculo de amigos baseia-se numa apreciação recíproca.


* Ágape: amor altuísta. Se baseia em um ato de vontade, uma decisão. Wendell Broom o chama "amor-chuva-sobre-justos-e-injustos". É a generosidade, o amor do bom samaritano, da madre Teresa de Calcutá, da irmã Dulce e de tantos altuístas que passaram pela humanidade. É o amor incondicional. É o único que ama a pessoa independente de quem ela é ou do que possa lhe oferecer.


Conclusão:


Ágape é uma escolha que independe de parentesco, amizade ou atração sexual.


Pratiquemos mais ágape!

Ou no mínimo, mais philia!




(1)Wendell Broom é professor associado da Universidade Cristã de Abilene. Foi citado pelas explicações que deu sobre os significados das palavras gregas.

Fontes:

http://www.biblecourses.com/po_lessons/PO_200505_01.pdf


http://recantodasletras.uol.com.br/poesias/32663

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071112103733AA5A2D7

sexta-feira, 21 de março de 2008

Terrorismo da felicidade

Queria muito postar aqui uma tirinha da Mafalda, de Quino, que explicaria mais sobre o que eu vou falar. O primeiro lugar onde procurei foi no http://clubedamafalda.blogspot.com/
Havia muitas tirinhas, mas não a que eu queria. Depois, pesquisei no Google. Nada. No Google Imagens. Nada. Então, como não encontrei a tirinha, vou descrevê-la.
O pai sai sorrateiro do quarto, verifica se os filhos estão dormindo e, como eles estão, ele coloca os presentes do Dia de Reis. Quando o pai volta para a cama, ele diz que se sente o terrorista da felicidade ou da alegria, não me lembro exatamente qual foi a palavra empregada.
Pois hoje me senti em situação semelhante.
Minha filha fez aniversário dia 14 de março e, como ela referiu que nunca ganhou uma festa surpresa, resolvi organizar uma. Convidei as amiguinhas das quais ela mais gosta para a festa, que será amanhã.
E hoje, esperei ela dormir para, de portas fechadas, fazer o bolo às escondidas. Depois, lavei e guardei a louça para não deixar vestígio.
Amanhã vou ver o efeito da surpresa.

Enquanto pesquisava à procura das tirinhas, achei uma imagem legal com o Quino:


quinta-feira, 20 de março de 2008

TuxGuitar: editor de tablaturas

Se você é um compositor e precisa registrar suas canções de forma simples e prática, TuxGuitar é um ótimo programa para fazê-lo.
Colocar as notas na pauta pode parecer um tanto lento, mas a facilidade para a edição compensa.
Depois de pronta, você pode ouvir o midi da sua música e ver como ela ficou. E se você não gostar de alguma parte, basta arrumar.
É possível escolher entre alguns instrumentos que interpretarão sua música.
O software é gratuito e de código aberto.

Já experimentei a ferramenta e achei ótima! Comecei com Greensleaves, que segue abaixo.


Baixe o programa no site:

Greensleaves:




terça-feira, 18 de março de 2008

A humanidade precisa evoluir!

Quando aprendemos a teoria de Charles Darwin, compeendemos a importância da Seleção Natural no processo de desaparecimento e substituição das espécies. Os organismos estão constantemente se modificando, ou seja, evoluindo, procurando melhor se adaptar às necessidades.


Além da evolução biológica, a humanidade já evoluiu bastante intelectualmente, o que pode ser observado através de suas conquistas científicas e tecnológicas. Porém, ainda há um campo que os seres humanos ainda tem muito a aprimorar: a conduta moral.

Toda cultura e cada tipo de sociedade possui uma conduta moral, isto é, valores que delimitam e diferenciam o bem do mal, o permitido do proibido, e que norteiam a conduta correta. Esses valores são indispensáveis para a vida em sociedade e por isso há punições para aqueles que não cumprem as regras. Entretanto, mais do que uma imposição externa, a conduta moral deveria ser uma busca pessoal, onde todos procurariam dar o melhor de si e se empenhariam em ser pessoas melhores.


A grande maioria das pessoas está preocupada em estudar para ter uma boa oportunidade profissional, trabalhar para adquirir conforto material e, se possível, reunir dinheiro para ter uma velhice tranqüila. Preocupações necessárias, é claro, mas que não deveriam ser as únicas.

Quantas pessoas buscam como objetivo o auto-aperfeiçoamento moral? Não estou aqui para fazer propaganda de uma religião ou outra, mas quem pratica os ensinamentos de alguma deve se esforçar para se tornar uma pessoa melhor, o que é ótimo para si e para a sociedade.

E aqueles que não seguem nenhuma? Os que freqüentam mas não praticam nada?


É preciso que cada indivíduo queira ser uma pessoa melhor para que a humanidade evolua como um todo. Afinal de contas, quem quer ser uma pessoa melhor não é corrupta, não mata, não estupra, não rouba, não trafica, etc.

Quem procura o caminho da boa conduta, não faz mal a outro ser humano, nem aos animais, nem à natureza, nem qualquer outro ser vivo. Se todos procurassem ser pessoas melhores, a maioria dos problemas do planeta acabaria ou estaria em negociação pelo seu fim.


E é para despertar a atenção de todos que estou aqui hoje:
a humanidade precisa evoluir e depende de cada um de nós.






http://www.geocities.com/gilson_medufpr/evol_intro.html

http://www.simbiotica.org/teorias.htm

http://www.xr.pro.br/teoria_evolucao.html

segunda-feira, 17 de março de 2008

Entrevista com Claude Monet

Numa época em que vemos o ter em detrimento do ser, a arte é uma forma de sensibilizar o indivíduo e por isso a escolhi como tema da minha entrevista. Sua forma de expressão passou por diversos períodos e possui muitas formas de uso atualmente. Procurando a opinião de um artista que admiro, resolvi fazer uma entrevista com Claude Monet.

Na história da arte, o seu período de atuação ficou conhecido como Impressionismo. O que você acha da Arte Contemporânea?
Muitas das produções da Arte Contemporânea perderam o que eu considero primordial numa expressão artística: transmitir a impressão do autor sobre um tema aos olhos de quem vê a obra. Um ponto preto no meio de uma tela em branco ou um monte de rabiscos no meio de um quadro não são produções que digam muita coisa para quem as vê…

Muitos artistas ainda hoje seguem os passos do Impressionismo. Você citaria alguém cujas obras lhe agradam?
O brasileiro Washington Maguetas, através de seus personagens que passeiam nos bosques ou à beira dos lagos, retrata as cenas trabalhando belamente os efeitos de luz e sombra, assim como suas naturezas mortas têm utilização ímpar da cor.

Carl Jung, em 1920, passou a utilizar o recurso da arte aplicado à psicopatologia, e passou a trabalhar o fazer artístico como forma de atividade criativa e integradora da personalidade. Jung disse: “A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida.” O que você acha da arte terapia?
Vejo a arte terapia como um caminho, um meio pelo qual se amplia a consciência e se promove o auto-conhecimento. Acompanhado do arte terapeuta experiente, vejo que a arte terapia possibilita a expressão da conexão dos mundos internos e externo do indivíduo, fornecendo um meio para que a subjetividade do sujeito se manifeste e ele possa redimensionar suas dificuldades na vida.

E o que você acha da arte no espaço educativo?
O espaço educativo, na maioria das vezes, é o único local onde a grande maioria de crianças e jovens poderão ter acesso à arte. A escola promove o desenvolvimento de cidadãos e a arte deve fazer parte da formação do indivíduo como forma de educação da sensibilidade. Nesse aspecto, enalteço não só a importância das artes plásticas, mas também o universo artístico e suas linguagens: artes visuais, teatro, dança, música e literatura. Infelizmente, a arte no espaço escolar é vista como mera atividade de lazer e recreação, tendo um pequeno número de horas destinado ao seu ensino. O ensino da arte deveria ser defendido como uma “alfabetização” da sensibilidade, numa educação estética a partir das reflexões de João Francisco Duarte Jr. Concluindo a importância da arte no espaço educativo, citarei a famosa frase de Pitágoras: "Eduque as crianças para que não seja necessário punir os adultos".

Gostaria de deixar alguma mensagem aos leitores?
Embora aclamado como um grande pintor, jamais senti ter alcançado a perfeita realização de minhas idéias. Mas sinto que cada momento vivido em busca dessa perfeição foi maravilhoso. Gostaria que todos tivessem a oportunidade de investir na educação do sensível, pois ofereceria não só uma forma de realização pessoal, mas também uma nova maneira de ver o mundo, rompendo com o estilo de vida atual e construindo um lugar melhor.

Fontes de pesquisa:
http://www.estudantes.com.br/quadro/qua_res.asp?COD=3927&CUR=025&d=Artes+Pl%E1sticas
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
http://www.brasilescola.com/artes/impressionismo.htm
http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=monet
http://www.maguetas.com.br/
http://www.sedes.org.br/arteterapia.htm
http://www.caracol.imaginario.com/paragrafo_aberto/rml_arteduca.html
http://www.centrorefeducacional.com.br/arterapi.htm

Algumas obras de Monet:


Washington Maguetas:


Esta postagem está participando da proposta da "Blogagem Inédita":

http://www.interney.net/?p=9761731

domingo, 16 de março de 2008

Concurso de mangá

Se você gosta de desenhar mangá, esta é a sua oportunidade de concorrer a vários prêmios.
O caderno Folhateen, da Folha, lançou o Concurso Ninja de Mangás, em comemoração aos cem anos da imigração japonesa.

Você poderá se inscrever na categoria até 17 anos ou a partir de 18.
O mangá deve ter apenas uma página, no formato de 25 cm por 25 cm.

O autor do melhor trabalho, em cada categoria, será premiado com 01 (uma) Câmera Digital Kodak C613, 01 (um) DVD Player Portátil Diplomat 7 Polegadas, 01 (um) Pacote Osamu Tezuka (volumes 1, 2, 3 e 4) - Tezuka Productions e Toshio Ban, 01 (um) Pacote Japonês em Quadrinhos: Curso Básico de Japonês Através do Mangá (volumes 1 e 2) - Marc Bernabé, 01 (um) Mangá - Como o Japão Reinventou os Quadrinhos - Paul Gravett, 01 (um) Mangaka: Lições de Akira Toriyama - Akira Toriyama e ainda terão seus trabalhos publicados no Folhateen na edição do dia 14/04/2008.

As regras para o concurso estão em:

Aproveite a oportunidade! E boa sorte!

sábado, 15 de março de 2008

Tintin - O filme

Se você é fã do belga Tintin vai gostar de saber que serão feitos três filmes com o personagem.
Steven Spielberg e Peter Jackson assinaram para dirigir e produzir para a Paramount DreamWorks Studios a trilogia que será em 3D.

Trechos da reportagem do Omelete:


O ator Andy Serkis disse: "Steven Spielberg dirigirá o primeiro e Peter Jackson vai fazer o segundo. O grosso das filmagens começa em setembro, mas as coisas já estão andando desde o fim da greve dos roteiristas".


"O primeiro álbum a ser adaptado para a telona será O Segredo do Licorne. O Tesouro de Rackham, o Terrível, sua continuação, também está nos planos. Só não se sabe ainda se os dois álbuns vão ser reunidos em um só filme ou se representarão dois dos três longas da trilogia.
Na trama de O Segredo do Licorne, Tintim compra para Haddock o modelo de um galeão antigo, que era a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Hadoque. Mas uma série de eventos leva à descoberta de que Hadoque enfrentou o pirata Rackham, o Terrível, e a batalha resultou no naufrágio do navio Licorne, com uma carga de tesouros a bordo. Assim, Tintim e seus amigos decidem buscar as três partes do mapa para encontrá-lo. Mas há outras partes interessadas..."


Fontes:

Omelete:

http://www.omelete.com.br/cine/100011459/Spielberg_sera_o_diretor_do_primeiro_filme_da_trilogia_Tintim.aspx


The New York Times:

http://movies.nytimes.com/movie/442233/Tintin/overview








domingo, 9 de março de 2008

Ser mulher atualmente

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, venho reforçar algo que a maioria delas já percebeu: depois de tantas lutas e conquistas, ainda existe preconceito.
Apesar das conquistas dos movimentos feministas, ainda tem empresas onde determinados cargos só são ocupados por homens, ainda tem lugar onde o salário do homem é maior do que o da mulher para a mesma função, mulher ainda ouve que seu lugar é na cozinha e, se um homem estiver dirigindo e o carro da frente tiver uma condução indevida, ainda se ouve que quem deve estar dirigindo só pode ser uma mulher.

Mas as mulheres, apesar de não receberem sua devida valorização, sustentam muitas famílias, trabalhando dentro e fora de casa. Somado à sua dupla jornada, elas tem que ter tempo para cuidar do marido, dos filhos, do pai, da mãe, fazer visitas sociais e, é claro, cuidar de si mesmas.

A mulher atual é uma malabarista, que diariamente precisa fazer milagre para dividir seu tempo entre todas as suas mil atividades. Sua mente está sempre pensando no que precisa ser realizado, planejando e organizando tudo para que nada fique sem ser feito ou sem receber sua devida atenção.

Parabéns, mulheres! Com persistência e dedicação, continuemos nossa missão!


domingo, 2 de março de 2008

Exposição Star Wars Brasil

STAR WARS BRASIL é a Exposição Oficial que traz pela primeira vez ao Brasil um imenso acervo de mais de duzentas peças utilizadas na produção dos seis filmes que compõe a Saga criada por George Lucas.

Local: Porão das Artes da Bienal, Parque do Ibirapuera, São Paulo.
Quando: 5 de março a 27 de julho, das 9 às 22 horas (bilheteria até as 21horas).
Graças a negociações, a exposição teve sua duração original ampliada mais 1 mês e a novidade já consta no site da Bienal.
Ingressos:
Inteira: R$ 30,00
Meia-entrada: R$ 15,00 (para crianças menores de 12 anos com documento de identidade, estudantes com carteira escolar, maiores de 60 anos, com apresentação de documento de identidade e aposentados mediante apresentação de documento de aposentado).
Hora marcada: R$ 40,00 (com tolerância de 15 minutos de atraso). Nesta modalidade, você chega no horário predeterminado por você e entra sem pegar fila.
Escola Jedi: R$ 10,00 (meia-entrada para menores de 12 anos com documento de identidade, estudantes com carteira escolar, maiores de 60 anos, com apresentação de documento de identidade e aposentados mediante apresentação de documento de aposentado).
Vendas: na bilheteria, pelo site www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone(11) 4003.1212.
Cartões de Crédito: MasterCard, Visa e American Express.
Telefone para informações: 4003.1212 (o mesmo do Ingresso Rápido).
Estacionamento: a área do Parque do Ibirapuera é Zona Azul. Dias úteis (das10h às 20h) e finais de semana e feriados (das 8h às 18h), 1 cartão corresponde a 2 horas e 2 cartões correspondem a 4 horas. Na região existem estacionamentos alternativos.
Acesse o site da exposição e confira as linhas de ônibus que servem o local.

Mais informações:

- Tempo estimado de visitação: 1h30
- A exposição tem ar-condicionado e a temperatura média é de 21°.
- Não é permitido filmar ou fotografar sem autorização na exposição. De qualquer maneira, leve sua máquina! Nas exposições de Star Wars no exterior, o que mais os visitantes fazem é fotografar o acervo. A menos que lhe dêem uma razão justificável para não registrar imagens, tenha sua máquina em mãos.
- Acesso para deficientes.
- Não é permitido o acesso na exposição com patinetes, skates, etc.
- Aviso às mamães e papais: é aconselhável deixar o bebê em casa, pois não é permitido circular com carrinho de bebê. Além disso, a área não conta com fraldário.
- Banheiros masculinos e femininos.
- Além da exposição do acervo composto por obras de diversos artistas da indústria cinematográfica, serão conduzidas ações educativas junto aos estudantes da rede pública e privada de ensino, para que eles aprendam, através dos elementos contidos na mostra, como diversas áreas da arte foram fundamentais para a realização desta saga cinematográfica e para a criação de seu universo imaginário. Para informações sobre este projeto educacional, exclusivo para escolas, e agendamento entrar em contato pelo telefone (11)3883-9090 ou pelo e-mail contato@divertecultural.com.br.

Mostra que vem ao Brasil é asiática

O acervo de Star Wars é dividido em três formatos de exposições: uma européia, outra norte-americana e uma terceira asiática. Esta última é a que chega ao Brasil, mas com as peças restauradas depois de um ano nos estúdios. Em função do período de recuperação, os organizadores da mostra inclusive puderam acrescentar novidades. Um exemplo é a reunião de 30 figurinos usados nos seis filmes e que deverão entusiasmar as mulheres. Segundo o diretor da Admirável Entretenimento, Ricardo Comissoli, trata-se da maior reunião de vestuário já usada em exposição. Outro destaque é para naves usadas pelos personagens da saga em tamanho original
– a nave Jedi StarFighter de Anakin,a Millennium Falcon e o Imperial Star Destroyer estão confirmadas.

Millennium Falcon, a nave de Han Solo e Chewbacca, pode ser considerada uma personagem por si só, graças ao seu visual único e à sua importância na saga. Ela foi uma peça-chave em vitórias cruciais dos Rebeldes sobre o Império, como a destruição das duas Estrelas da Morte, e salvou a vida de sua tripulação muitas vezes. A maquete que você vai poder ver de perto na exposição Star Wars Brasil é uma das que foram utilizadas na filmagem da trilogia clássica.

Imperial Star Destroyer

É a bordo desta gigantesca nave de combate do Império que encontramos o temível Darth Vader pela primeira vez. A maquete que você vai ver na exposição Star Wars Brasil tem quase um metro de comprimento e foi utilizada no Episódio V: O Império Contra Ataca, de 1980. Entre seus detalhes mais fascinantes está um sistema de ventilação usado para evitar o superaquecimento das luzes interiores.

Atrações paralelas

Além da Escola Jedi, que ensinará as crianças a se tornarem Jedi, haverá também palestras no Senac Santo Amaro, em São Paulo, com Anthony Daniels (C-3PO) e Nelson Hall (técnico em efeitos especiais da Lucasfilm).

Site Oficial da Exposição Star Wars Brasil:
http://www.starwarsbrasil.com.br/

Conselho Jedi São Paulo:
http://www.conselhosp.com.br/

blog da exposição: http://exposw.wordpress.com/

Anthony Daniels, o C3PO: http://www.anthonydaniels.com/appearances/index.html

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080304/entretenimento/cultura_filme_starwars_exposicao_pol

Blog Jedi Mania:

http://www.jedimania.com.br/blog/