quinta-feira, 29 de maio de 2008

Racismo: se você não fala, quem vai falar?

Sou contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, por isso, ao ficar sabendo da atual campanha da Secretaria de Estado da Cultura, resolvi prontamente divulgá-la.
Lançada dia 13 de maio, a campanha comemora os 120 anos de Abolição da Escravatura e convida a população a manifestar-se através de cartas com o tema: “Racismo: se você não fala, quem vai falar?”
A campanha foi inspirada em um modelo adotado na Colômbia e abrangerá a capital e municípios do Estado. Com um prazo de 90 dias para emitir sua opinião, as cartas poderão ser colocadas em uma das mil urnas espalhadas por locais de grande acesso do público, como estações do metrô, agências do Poupatempo, escolas e museus, etc.
Uma comissão de consultores escolherá os 120 melhores textos, que serão publicados em um livro que será o marco da Secretaria da Cultura nas comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Após 120 anos de Abolição, existe ou não racismo em nosso país?
A pergunta é para você. Registre a sua opinião ou experiência sobre esse assunto.

Maneiras de enviar sua carta:
1) Envie para o e-mail centoevinte@ig.com.br
2) Envie um texto com no máximo 30 linhas para a CAIXA POSTAL 13888 - CEP 01216-970 - São Paulo – SP
3) Procure uma das urnas da campanha, preencha o papel-carta disponibilizado, e deposite-o
4) Envie mensagens pela internet no site http://www.120cartas.ig.com.br/

Regras:
1) A carta, devidamente identificada, é de responsabilidade do seu autor
2) Se preferir, a carta pode ser identificada por pseudônimo, mas deve conter os dados pessoais do autor
3) Ao enviá-la, o autor concede o direito de publicação à Secretaria de Estado da Cultura
Fonte:

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Outono

Já faz algum tempo que o Outono chegou ao Brasil e com ele vieram as mudanças climáticas.
Deixamos para trás as famosas águas de Março para percorrer tempos de chuva escassa, onde a vinda das frentes frias intercala dias de baixa temperatura entre os dias de temperatura mais amena. Essas variações de temperatura somadas à baixa umidade do ar, ao pó e poluentes atmosféricos costumam causar algum grau de desconforto respiratório na maioria das pessoas.
Há aquelas que apenas espirram com mais freqüência, enquanto outras podem desenvolver desde rinite alérgica, uma gripe ou um resfriado, até mesmo faringite, bronquite, asma, sinusite, etc. Como faço parte dos organismos que apresentam menor tolerância a esses agentes agressores, tenho passado por constantes padecimentos respiratórios.
Mas, como o Outono não trás só a moléstia, resolvi postar dois momentos que só ocorrem nesta estação do ano: o belíssimo florescimento dos Ipês Roxos e das Flores-de-Maio.
Confesso que fico em estado de graça ao vislumbrar a copa florida de um Ipê. Suas flores, como que organizadas em delicados buquês, embelezam os galhos nus cujas cores contrastam contra o céu. Como admiro a florada dos ipês! Prefiro os Ipês Amarelos, mas estes só florescerão no Inverno e então, ficarão para outro post.
Já a Flor-de-Maio, da qual tenho três vasos, há alguns anos não me agraciava com sua beleza. E, para minha surpresa, botões surgiram este ano.
Que delicadeza!
Para as flores, de tão curta vida, beleza efêmera, que logo se finda, postarei duas fotos minhas. Não são tão belas, nem aromáticas, mas sim referências singelas, para minhas reminiscências futuras.
Quanto a tosse constante que me atormenta há dias, que se vá o quanto antes!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Anatomias

Estava lendo o Documento Tupiniquim, quando me deparei com seu texto sobre o pseudo-intelectual, que aliás ficou muito bom. Se quiser conferir o texto, passe em:
Além do texto, o desenho também me chamou atenção e fui ao site referido, onde encontrei outras divertidas anatomias de diferentes tipos humanos. Tem o Adepto Fanático, que me lembrou uma torcedora da Ponte Preta; o Arrumador, que me lembrou um flanelinha que eu costumava ver perto do Bosque, cuja figura me dava uma impressão hostil e me fazia passar longe; a Beta, que no momento não me lembrou ninguém; o Beto; o Chunga, que tenho certeza que foi baseado no rapaz que fica no semáforo do cruzamento da rua Barreto Leme com a avenida Anchieta, onde faz malabarismos com tochas e pede dinheiro aos motoristas; o cientista segue os clichês, estando bem feito, porém sem novidades; o Ecologista não é bem o que eu esperava; o Empreteiro, cujo profissional nunca havia me chamado atenção; o Escoteiro, que está com um sorriso cômico; o Ex-Hippie está engraçado, mas fico me perguntando de onde surgiu a idéia do chinelo de coelhinhos; o Filósofo me lembra a cara de alguém; o "Gingoló" me lembra os gigolôs dos filmes; o Grunge me fez pensar se a maioria deles realmente gosta do Pearl Jam; a Hipocondríaca, que podia esta com um termômetro para mostrar sua constante busca pelos sinais e sintomas; o Indiano, com o qual nunca me deparei; a Loira; o Metaleiro, que está com uma cara irada muito legal; o Motard, cujo motivo de vida - a moto - não aparece; o Pintas faz juz ao tipo; o Programador está cômico; o Pseudo-Intelectual é o que foi utilizado no texto do Documento Tupiniquim; o Pseudo-Revolucioário; o Rapper, que faltou comentários sobre as correntes de pescoço; o Skinhead está bem caracterizado; a Tia, cuja cara me lembra alguma socialite; o Tuner; o Turista; o Estudante Universitário, que não faz referência às festas que tanto embalam essa fase da vida estudantil e, para completar a lista, o Vegetariano.

Comentários à parte, passe lá e dê muita risada!

Escolhi o Metaleiro:

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Elfquest - quadrinhos on-line

O que é Publicação Independente?
Um artista, na maioria das vezes, decide criar uma revista, CD, livro ou filme com seus próprios recursos financeiros, ou seja, sem ser contratado por nenhuma empresa. Isso sempre foi muito difícil, pois a pessoa precisava ter um outro emprego para custear essa publicação independente.
Hoje em dia, a internet publica de graça seu e-livro, filminho no Youtube ou quadrinho on-line, o que não costuma trazer lucro ao artista, mas já evita prejuízo. E a internet permite que esse artista tenha sua publicação visualizada por muitos até que, um dia, possa alcançar um patrocinador.
Mas e nos anos anteriores?
Ah, tudo era mais difícil, exigindo muita coragem e força de vontade!
E, para valorizar o esforço de uma publicação independente que passou mais de 25 anos na luta, resolvi falar do Elfquest, um dos primeiros quadrinhos independentes americanos a alcançar bons números de vendas. Criado em 1978 por um casal fã de fantasia medieval, ele resistiu por muitos anos, até que em 2003 foi comprado pela DC Comics. Elfquest conta a história de uma comunidade de elfos que vivem num tipo de Terra primitiva, com duas luas, onde têm que conviver com outras raças e uma gama de situações a se resolver.
E seus criadores resolveram agraciar os fãs publicando todos os títulos, desde 1978, na internet.
Em inglês:

domingo, 25 de maio de 2008

Haruhiko Mikimoto

Estava passeando através das imagens de uma galeria virtual quando me admirei com os trabalhos de Haruhiko Mikimoto. Ainda não sabia nada sobre a pessoa e confesso que, pela delicadeza do traço, achei que se tratava de uma mulher. Pesquisando, descobri que trata-se de um japonês nascido em 28 de Agosto de 1959, em Tóquio. Além de ilustrador, ele também cria personagens para anime, como pode ser conferido em Macross 7, Salamander, Megazone 23, entre muitos outros trabalhos.
A contribuição de Haruhiko ao mundo dos animes foi mais marcante a partir de 1982, quando uma série de TV viria revolucionar a maneira como os robôs gigantes eram feitos. Ele fez um mecha de uma forma realista como nunca havia sido feito anteriormente. A história central ainda era a típica invasão da Terra por seres do espaço, mas com uma abordagem que rompeu os moldes do gênero. Os personagens são inovadores e interagem com o cenário de uma maneira que poucos haviam feito até então, sendo populares até hoje. De qual desenho estou falando?
Super Dimensional Fortress Macross! Macross foi o 1º grande trabalho como chefe de criação de personagens e permanece como um de seus melhores projetos. Na Katsucon 5, ele foi visto em sua mesa de autógrafos assinando livros e desenhando a sua personagem da Macross Lynn Minmei.
Mikimoto, ou Hal, como ele costuma assinar alguns de seus trabalhos, trabalhou em muitos projetos ao longo dos anos e sua produção até hoje influencia muitos artistas.
E, para a alegria de seus fãs, ele anunciou no Tokyo International Anime Fair 2008 que vai trabalhar na série de anime "Appleseed: Genesis", que sairá para a tv em 2009.

Na Wikipedia (em inglês):

Na galeria de imagens:

Mais sobre Haruhiko (em inglês):

Um resumão da história de Macross (em português):
Sobre o recente rabalho (em inglês):

sábado, 24 de maio de 2008

Jethro Tull

O ano é 1968.
Os dias são de grandes tranformações e há uma busca urgente por mudanças de costumes. Revoluções culturais, políticas e sociais geram os movimentos hippie e pacifista, entre outros.
E em meio a este cenário surge, na Inglaterra, a banda Jethro Tull, sob a liderança do escocês Ian Anderson. Sua flauta e sua voz somam características da música clássica, celta e do rock progressivo, dando o tom diferenciado de suas composições.
O nome da banda é o de um importante agricultor do século XVIII.
Desde o seu 1º disco, a banda já teve diversas modificações de integrantes, mantendo sempre Ian Anderson. Após o lançamento de mais de 20 álbuns, Jethro Tull continua na ativa.

Se você tiver o programa u-torrent, a discografia encontra-se em:
http://www.mininova.org/det/295550

Mais sobre a biografia da banda em:
http://whiplash.net/materias/biografias/038479-jethrotull.html

Site oficial:
http://www.j-tull.com/

Duas das minhas músicas favoritas:

The Whistler

I'll buy you six bay mares to put in your stable
six golden apples bought with my pay.
I am the first piper who calls the sweet tune,
but I must be gone by the seventh day.
So come on, I'm the whistler.
I have a fife and a drum to play.
Get ready for the whistler.
I whistle along on the seventh day
whistle along on the seventh day.
All kinds of sadness I've left behind me.
Many's the day when I have done wrong.
But I'll be yours for ever and ever.
Climb in the saddle and whistle along.
So come on, I'm the whistler.
I have a fife and a drum to play.
Get ready for the whistler.
I whistle along on the seventh day
whistle along on the seventh day.
Deep red are the sun-sets in mystical places.
Black are the nights on summer-day sands.
We'll find the speck of truth in each riddle.
Hold the first grain of love in our hands.

Songs From The Wood

Let me bring you songs from the wood:
to make you feel much better than you could know.
Dust you down from tip to toe.
Show you how the garden grows.
Hold you steady as you go.
Join the chorus if you can:
it'll make of you an honest man.
Let me bring you love from the field:
poppies red and roses filled with summer rain.
To heal the wound and still the pain,
that threatens again and again,
as you drag down every lover's lane.
Life's long celebration's here.
I'll toast you all in penny cheer.
Let me bring you all things refined:
galliards and lute songs served in chilling ale.
Greetings well met fellow, hail!
I am the wind to fill your sail.
I am the cross to take your nail:
A singer of these ageless times,
With kitchen prose and gutter rhymes.
Songs from the wood make you feel much better.

O livro de todos

Sempre apreciei a idéia da execução de um texto coletivo.
Na época do colegial (hoje em dia é chamado apenas por 2º Grau?), cheguei a produzir alguns textos em conjunto com duas amigas. Alguém começava uma história e seguia até certo ponto, passando para outra. Esta, continuava a história, dáva-lhe rumos inesperados ou acrescentava mais elementos à narrativa iniciada e passava para a próxima. E assim, passando de mão em mão, o texto ia tomando corpo até o seu desfecho. Depois, líamos e dávamos muita risada com a produção, pois costumava ter finais inusitados.
Hoje, através do Boletim Literatura Livre, recebi a notícia de um livro que será escrito dessa mesma maneira: coletivamente.

Como funciona o projeto:
O site do Livro de Todos ficará aberto para preenchimento dos textos de 16 de maio de 2008 a 16 de junho de 2008, das 14h às 24h.
Qualquer um que quiser pode participar quantas vezes quiser também. Basta ler o regulamento e se cadastrar. O participante terá um limite de até 20000 caracteres por participação e todos os textos escritos serão enviados para uma comissão de edição que poderá utilizar livremente todo o texto ou partes deste texto na composição final do conteúdo do Livro de Todos.
Diariamente, essa comissão irá avaliar, selecionar e editar os textos enviados e irá atualizar a história no site para que, no dia seguinte, os participantes possam ir completando a história.

Lançamento do projeto:
O Livro de Todos será lançado oficialmente em evento na Bienal do Livro que irá acontecer entre 14 e 24 de agosto de 2008. Os participantes que tiverem seus textos contemplados na edição final serão informados com antecedência para participar deste evento.

Para que outros escritores em potencial possam expressar seu talento, venho divulgar o site onde o projeto se encontra:
http://www.livrodetodos.com.br/

Para quem também quiser conhecer o site Literatura Livre ou receber o boletim, visite:
http://www.literaturalivre.com.br/

Para os que forem participar do livro coletivo: muita inspiração e mãos à obra!

Pérolas da Infância

Outro dia a minha filha veio reclamar comigo que a professora havia gritado com ela porque ela estava conversando. Até imaginei a cena: minha filha fala mais do que a boca. A professora deve ter pedido uma mil vezes para ela parar de falar e, provavelmente a conversa devia estar animada e os alunos não estavam lhe dando atenção, então ela teve que erguer o tom de voz para se fazer ouvir. Não a culpo. Não anda nada fácil ser professor, principalmente com o fato de muitos pais não lhe darem o devido apoio. Pois foi o que eu fiz: disse à minha filha que se ela estivesse quieta, não tinha ouvido reclamação. E, se não gostava de ter sua atenção chamada, que se comportasse melhor.
Passado alguns dias, uma professora que havia passado perto de nós enquanto essa conversa ocorreu, parou para me parabenizar. Disse que a maioria dos pais não quer que seus filhos sejam repreendidos e, que ao serem chamados para conversar sobre o comportamento de seus rebentos, saem da conversa como quem não ouviu nada e não tomam nenhuma providência. Falou também que minha educação era tão boa que deveria haver mais mães como eu, um mundo inteiro delas. E foi-se embora.
Então, perguntei à minha filha:
- Já imaginou um mundo cheio de mães como eu?
- Deus me livre!
- Por quê? Ia ser tão ruim assim?
- Não, não... (disfarçando) É que eu prefiro a variedade!

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Contrariando a minha gripe, ontem fui ao cinema. O ar condicionado estava tão frio...
Mas minha curiosidade não me permitiu esperar: precisava ver o 4º filme do Indiana Jones, que para o meu alívio ficou bom. Confesso que sou fã do personagem e iria ficar bastante decepcionada se o filme não mantivesse o nível do três anteriores.
Para quem ainda não viu o filme, fique tranqüilo, pois terei o cuidado de não contar as surpresas. Pois sim, o filme teve vários acontecimentos surpreendentes com explicações que eu não esperava (se você esperava, eu não!). Gostei muito dessas surpresas, pois achei que costurou bem o 4º filme aos anteriores, dando credibilidade à continuação.
Além das surpresas, as cenas de ação também ficaram muito boas, mantendo o ritmo da narrativa com o típico ar aventureiro que todo filme do Indiana Jones deve ter.
Também gostei do vilão, cujas imagens na internet não fazem juz à interpretação do ator, que realmente dá alma ao personagem (além do maravilhoso sotaque!).
O fim teve sua parcela de surpresa e encerrou a história da maneira certa, principalmente pela pitada oferecida pelo Steven Spielberg que, visivelmente, meteu sua mãozinha na resolução do mistério do filme.
Pronto: disse tudo e não contei nada. Não fez o menor sentido? Então veja o filme e comente depois!

Sobre o Blog

Finalmente consegui voltar a digitar!
Depois de uma tendinite no braço direito devido excesso de trabalho escrito, finalmente estou apta a voltar ao meu querido blog.
Senti saudades! Saudades de escrever no meu, de ler e comentar o dos outros, enfim, de participar desse ambiente que já me é tão querido.
Descobri que sinto falta da blogosfera e ficar longe dela me dá a sensação de estar deixando uma parte da minha vida passar sem que eu esteja presente. Tudo bem que minha ausência não foi tão grande, mas mesmo assim, senti falta.
Apesar que estou achando que o meu problema deve ser urucubaca, azar, mal olhado ou qualquer outra coisa do gênero, pois andei gripada no feriado de 1º de maio e cá estou novamente afônica, me recuperando de outra gripe.
Ainda bem que para digitar afonia não faz diferença!


sábado, 10 de maio de 2008

Neil Gaiman virá ao Brasil em Julho

O escritor participará da Festa Litetária Internacional de Paraty, a Flip, onde lançará sua coletânea de contos e poemas Coisas Frágeis, pela editora Conrad.
Quando esteve no Brasil em 2001, para o lançamento de O livro dos Sonhos, Neil Gaiman deixou o país feliz com a quantidade de fãs que encontrou e triste, por ter sido deixado autografando livros para 1.200 pessoas (que mancada!).
O que deveria ter sido uma tarde de autógrafos transformou-se em uma maratona, que teve seu fim somente às 2 da manhã, após deixar Gaiman rouco.
A Flip acontece de 2 a 6 de julho. E fãs, sejam educados, por favor, e lembrem-se de poupar o escritor!
Fonte:
http://www.omelete.com.br/quad/100012534/Neil_Gaiman_volta_ao_Brasil_em_julho.aspx


quarta-feira, 7 de maio de 2008

Anime-Life Autumm Festival

Fãs de anime de Campinas e região, está surgindo um novo evento para nós.
Será que vai ser bom? Vamos conferir!

A ficha do evento:

Anime-Life Autumm Festival

Data: 8 de Junho
Horário: 11:00h às 20:00
Valor: 10,00(antecipado); 13,00(na porta)

Local: COLÉGIO LICEU SALESIANO
Endereço: Rua Baronesa Geraldo de Rezende, 330
Guanabara - Campinas / São Paulo

Atrações:
Praça de Alimentação
Comidas Tipicas
Arremesso de Shurikens
Sala de J-Rock
Sala de Balada
Palestras
Estandes de Produtos
Area Cosplay
PaintBall
Teatro Cosplay
Concurso Cosplay
Concurso de Bandas
Concurso de Ilustração
Campeonato de Games
Exibição de Videos
Salas Temáticas
RPG & Card Games
Aikidô
Ninjustu
Kung-Fu
Arena Medieval
Batalha Campal 10x10
Anime Karaokê
Nigaoê
Realização:
Loja Anime-Life
tel: 019 3387-5919 ou 019 8159-4386
Rua Barão de Atibaia, nº 661

Outras informações:


segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pérolas da Infância

- Mãe, posso experimentar salmão com carapaça?

- Carapaça?!

- É, aquelas bolinhas verdes que vem no molho...

- Ah, alcaparras!


domingo, 4 de maio de 2008

Trailer de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Para variar, fui ao Omelete dar uma olhadinha nas novidades. Como sou fã de Indiana Jones, adorei a notícia: "Exclusivo! Assista agora ao novo trailer de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Fui abrir o trailer na maior expectativa e, para a minha decepção, o Quick Time não foi nada rápido para carregar e só abriu o áudio, aparecendo a mensagem:
"Falta algum software necessário para que o Quick Time realize esta operação. Infelizmente, não está disponível no servidor do Quick Time."

O jeito vai ser esperar a estréia mundial, que será 22 de maio...

O que o trailer deveria ser, segundo o site:

"O trailer começa com uma descrição do que é a tal Caveira de Cristal do título, que segundo a lenda foi roubada de uma cidade perdida da Amazônia e pode dar àquele que devolvê-la ao seu lugar de origem controle total sobre o seu poder. Depois disso, os russos entram em cena e começa a quebradeira. Entre as cenas inéditas no novo vídeo, a que mais chama atenção é aquela que mostra o arqueólogo e seu grupo correndo de armadilhas de pedra e muita água - é ou não é tudo o que um fã pediu aos deuses do cinema? Mas para que estou contando tudo isso aqui? Clique no ícone TRAILER 2 ali na galeria e veja com seus próprios olhos!"

Se você quiser ver se tem mais sorte, passe lá:


Me consolei um pouco olhando as imagens da galeria e aproveitei para fazer uma coletânea:

sábado, 3 de maio de 2008

Novas imagens de Batman - O Cavaleiro das Trevas

Passei no Omelete para ler as novidades e encontrei mais imagens do Cavaleiro das Trevas.

"Novamente dirigido por Christopher Nolan, Christian Bale interpreta o Batman ao redor do mundo em sua luta para impedir mais uma ameaça criminosa. Com a ajuda do tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman tem feito avanços contra o crime local em Gotham... Até que um gênio do crime conhecido como Coringa (Heath Ledger) libera uma onda de caos na cidade.
Batman - O Cavaleiro das Trevas estréia mundialmente em 18 de julho de 2008."
fonte
http://www.omelete.com.br/cine/100012318/EXCLUSIVO__Batman___O_Cavaleiro_das_Trevas.aspx

Não vejo a hora de assistir!

Enquanto o filme não chega, fiz uma montagem: