Um artista, na maioria das vezes, decide criar uma revista, CD, livro ou filme com seus próprios recursos financeiros, ou seja, sem ser contratado por nenhuma empresa. Isso sempre foi muito difícil, pois a pessoa precisava ter um outro emprego para custear essa publicação independente.
Hoje em dia, a internet publica de graça seu e-livro, filminho no Youtube ou quadrinho on-line, o que não costuma trazer lucro ao artista, mas já evita prejuízo. E a internet permite que esse artista tenha sua publicação visualizada por muitos até que, um dia, possa alcançar um patrocinador.
Mas e nos anos anteriores?
Ah, tudo era mais difícil, exigindo muita coragem e força de vontade!
E, para valorizar o esforço de uma publicação independente que passou mais de 25 anos na luta, resolvi falar do Elfquest, um dos primeiros quadrinhos independentes americanos a alcançar bons números de vendas. Criado em 1978 por um casal fã de fantasia medieval, ele resistiu por muitos anos, até que em 2003 foi comprado pela DC Comics. Elfquest conta a história de uma comunidade de elfos que vivem num tipo de Terra primitiva, com duas luas, onde têm que conviver com outras raças e uma gama de situações a se resolver.
E seus criadores resolveram agraciar os fãs publicando todos os títulos, desde 1978, na internet.
Em inglês:
Nenhum comentário:
Postar um comentário