domingo, 29 de novembro de 2009

A Arte de Praticar Arte Marcial

Muitas pessoas associam a arte marcial à violência ou filmes com Bruce Lee. Esse tipo de associação restrita ao combate ou aos cinemas acaba fugindo da realidade do praticante, que no seu dia-a-dia de artista marcial pratica a sua técnica com um sentido bem diferente.
Confesso que já fui leiga no assunto e venho prestar meu testemunho após 7 meses de treinos. Antes de iniciar as aulas, sabia que existiam diferentes técnicas, estilos e origens de artes marciais, mas sempre achei que o objetivo de todas elas era preparar para o combate. Essa visão me impediu de ter qualquer interesse em aprender alguma arte marcial anteriormente, tendo em vista que sou contra a violência e nunca pretendi aprender como bater em alguém.
Porém, inesperadamente, minha filha se interessou, o professor me convidou a fazer aulas com ela e eu acabei participando de uma aula teste. Ao entrar em contato com o professor, que deixou claro a filosofia associada à técnica desde o princípio, percebi que havia um universo que eu não conhecia, um mundo onde a arte marcial serve como caminho para o auto-conhecimento, a auto-superação e, portanto, o auto-aperfeiçoamento.
Estou engajada no caminho do kung fu estilo Louva-Deus do Norte, que tem sido muito gratificante. Vejo o meu aprendizado não como um fim, um objetivo a ser alcançado, mas sim como um meio, uma forma de encarar a vida. Sempre fui sedentária e, apesar de magra, não tenho força nem flexibilidade. Os exercícios de condicionamento físico treinam minha persistência, minha determinação. As sequências dos movimentos a serem memorizados, não só estimulam a memória, mas também me ensinam a ter disciplina, atenção, observar meu corpo no espaço e sua interação com os demais membros do grupo. Além disso, também tenho lido sobre a China, que tem uma cultura completamente diferente da ocidental, que difere não só pelas roupas, língua, escrita e costumes, mas, principalmente, pela diferença de valores. A tradição e sabedoria chinesas sempre foram algo distante para mim e o máximo de contato que eu tinha era através de alguma reportagem ou objetos "made in China".
Meu novo caminho despertou-me o interesse para essa cultura e os livros que tenho lido agregam valores a cada página. Portanto hoje, quando vejo o pouco que aprendi e imagino o quanto que ainda tenho pela frente, sei que precisarei de muita dedicação, mas também sei que a cada dia estou melhor do que o anterior e que a cada passo dado estou acrescentando algo para me tornar alguém melhor.

Um comentário:

Marcio disse...

Isa ... a filosofia das artes marcias varia muito de escola para escola... nem sempre a filosofia é apenas de auto conhecimento.
No caso do estilo que vc citou, ton-Long( Louvadeus), como eu conheço(veja o chines possui varios dialetos de cantones),o pricipio dele vem do templo Shao-Lin do Norte, que fica na provincia de Honan, e esta la até hoje.
Os Monges Shao-Lin, praticam o Kun-fu(que alguns traduzem como "manter a forma"),para saude mental,fisica e filosofia que esta conectada diretamente ao budismo Chines( sim o Budismo muda de pais para pais), no entnato isso é uma caracteristica Dos estilos do mosteiro Shao-Lin.
Vc vai perceber que a medida que avança na pratica do estilo apareceram armas brancas , muitas usadas em campos de batalha, como Kuan-Tao( que pesolmente prastiquei o uso ),isso porque os monges precisaram se defender , e porque o estilo saiu do temploe passou a ser praticado por familias , que por sua vez possuiam o dever de mandar representantes a guerra quando solicitados.
Alem disso... o proprio Kun-Fu tem um estilo MIlitar que em Portugues chama-se junção do punho marcial, que surgiu utilizando 5 estilos diferentes de Kun-Fu entre eles o Hun-Gar( tigre ).
No Japão, temos as artes praticadas pelos Samurais , que são especificamente feitas para campo de batalha, matar pessoas eficientemente.
As variaveis modernas de vairas artes MArciais Antigas , que culminaram em um esporte, representa apenas parte do que foi na verdade sua utilização Militar, tomando por base o periodo Historico apropriado. não so do oriente, mas Europeias tambem , como o Pankratium Grego, ou as inumeras tecnicas de uso da espada longa( que para minha surpresa servia como espada, cajado e massa ).
Temos exemplos no entanto de artes modernas que seguem as duas linhas ...sito aquio Aikido, criado pelo sensei Moribei Ueshiba, que acreditava em um mundo mais civilizado onde a necessidade seria de defesa pessoal e não matar ou inutilizar um oponente. e Kravmaga Israilense,que é uma forma de combate desarmado que veio de diversas artes marcias e e´empregadopelo exercito moderno Israilense em conflitos Urbanos, e visa sim eliminar ou inutilizar um oponente rapida e seguramente.
Em fim ... como qualquer arte, a arte marcial tem interpletações diferentes que culminavam em estilos e tecnicas diferentes.

Grande Beijo

Marcio