Mas vejamos os itens abaixo:
- Dívida externa e interna brasileira
- Importação e exportação
- Mercado nacional de ações
- Valorização do real
Esses itens costumam variar muito, aumentando ou diminuindo conforme o que o país consegue receber de investimentos, a quantidade de produtos que são exportados, as ocilações dos mercados internacionais, etc.
Agora vejamos o grau de liberdade econômica do Brasil, com dados do dia 5 deste mês:
"O Brasil ficou em 101º lugar num ranking que mede o grau de liberdade econômica em 141 países, dividindo a colocação com países como Haiti, Etiópia, Sri Lanka e Paquistão. Os aspectos utilizados para avaliar os países foram: a liberdade pessoal de escolha, o intercâmbio voluntário, a liberdade para competir e a segurança da propriedade privada. Para conseguir um alto índice de liberdade econômica, os países precisam promover um ambiente financeiro estável, em que a propriedade privada é protegida, respeitar contratos, reduzir barreiras ao comércio nacional e internacional e manter os impostos baixos."
fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070905_liberdadeeconomica_is.shtml
101º lugar?
Uma nação independente deveria ter um alto índice de liberdade econômica!
Afinal de contas, independência quer dizer não ser dependente, não ser subordinado (nem ao dinheiro alheio).
O Brasil é realmente independente?
Um comentário:
Podemos considerar o Brasil Independente? Independente de que?
Sou professora e costumo comentar com meus alunos: O que é ser independente? Até onde vai a independência/dependência do Brasil?
Visite o blog: http://educaoarte.blogspot.com
e colabore com os alunos da EEB Deputado Augusto Bresola - Vargem - Sc, na disiciplina de artes, eles certamente ficarão felizaes com sua participação.
Postar um comentário