quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Livre Arbítrio e Consciência

Domingo assisti uma palestra que falava sobre a capacidade que temos de fazer escolhas e o que fazemos com ela. Não lembro com exatidão o que a palestrante disse, mas recordo a mensagem: fazemos escolhas diárias, pequenas ou grandes e, através da nossa consciência, fazemos escolhas que podem contribuir para algo bom ou ruim.

As pequenas escolhas, como o que comer ou que filme assistir, não interferem no mundo, mas são exemplos de opções onde exercermos nosso livre arbítrio .

Há escolhas maiores, como o que fazer com o salário, por exemplo. Gastar tudo? Economizar? Comprar bebidas, cigarro,drogas? Ajudar alguma instituição?

Mas o momento mais importante é quando escolhemos para quem faremos a diferença no mundo. Usaremos o nosso livre arbítrio a favor de quem? Das crianças carentes, dos idosos, dos animais?

Podemos começar com uma pequena atitude, como contribuir para economizar água. Ou querer algo maior e se unir em engajamentos ecológicos.

Nesse ponto, a palestrante resolveu citar pessoas que usaram seu livre arbítrio de forma consciente para contribuir para um mundo melhor.

Citando exemplos falecidos (Buda, Chico Xavier, Helen Keller, Oskar Schindler, Ayrton Senna) e outros da atualidade (integrantes do Médicos Sem Fronteira, Bono Vox, atores e esportistas que realizam atitudes humanitárias), a palestrante mostrou que seja usando da sua influência, do seu estrelato ou através de atitudes anônimas, sempre podemos contribuir de alguma forma para fazer a diferença.

É claro que a história nos mostra diversos nomes famosos por suas crueldades contra a humanidade. O livre arbítrio nos permite escolher entre o bem e o mal. Cabe a cada um de nós usarmos a consciência na hora de analisar a escolha.
E depois da reflexão, partir para a ação!

Buda:

http://www.budismo.hpgvip.ig.com.br/biografia.html

http://www.dharmanet.com.br/buddha/resumo.php

Chico Xavier:

http://www.chicoxavieruberaba.com.br/

Helen Keller:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Helen_Keller

Oskar Schindler:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oskar_Schindler

Ayrton Senna:
http://www.ayrton-senna.com/

Médicos Sem Fronteira:

http://www.msf.org.br/mhome.asp

Bono Vox:

http://www.u2.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bono_Vox

Um comentário:

lady_lud disse...

Adorei esse post sobre o livre arbitrio!!!!