terça-feira, 18 de março de 2008

A humanidade precisa evoluir!

Quando aprendemos a teoria de Charles Darwin, compeendemos a importância da Seleção Natural no processo de desaparecimento e substituição das espécies. Os organismos estão constantemente se modificando, ou seja, evoluindo, procurando melhor se adaptar às necessidades.


Além da evolução biológica, a humanidade já evoluiu bastante intelectualmente, o que pode ser observado através de suas conquistas científicas e tecnológicas. Porém, ainda há um campo que os seres humanos ainda tem muito a aprimorar: a conduta moral.

Toda cultura e cada tipo de sociedade possui uma conduta moral, isto é, valores que delimitam e diferenciam o bem do mal, o permitido do proibido, e que norteiam a conduta correta. Esses valores são indispensáveis para a vida em sociedade e por isso há punições para aqueles que não cumprem as regras. Entretanto, mais do que uma imposição externa, a conduta moral deveria ser uma busca pessoal, onde todos procurariam dar o melhor de si e se empenhariam em ser pessoas melhores.


A grande maioria das pessoas está preocupada em estudar para ter uma boa oportunidade profissional, trabalhar para adquirir conforto material e, se possível, reunir dinheiro para ter uma velhice tranqüila. Preocupações necessárias, é claro, mas que não deveriam ser as únicas.

Quantas pessoas buscam como objetivo o auto-aperfeiçoamento moral? Não estou aqui para fazer propaganda de uma religião ou outra, mas quem pratica os ensinamentos de alguma deve se esforçar para se tornar uma pessoa melhor, o que é ótimo para si e para a sociedade.

E aqueles que não seguem nenhuma? Os que freqüentam mas não praticam nada?


É preciso que cada indivíduo queira ser uma pessoa melhor para que a humanidade evolua como um todo. Afinal de contas, quem quer ser uma pessoa melhor não é corrupta, não mata, não estupra, não rouba, não trafica, etc.

Quem procura o caminho da boa conduta, não faz mal a outro ser humano, nem aos animais, nem à natureza, nem qualquer outro ser vivo. Se todos procurassem ser pessoas melhores, a maioria dos problemas do planeta acabaria ou estaria em negociação pelo seu fim.


E é para despertar a atenção de todos que estou aqui hoje:
a humanidade precisa evoluir e depende de cada um de nós.






http://www.geocities.com/gilson_medufpr/evol_intro.html

http://www.simbiotica.org/teorias.htm

http://www.xr.pro.br/teoria_evolucao.html

Um comentário:

Unknown disse...

Post FANTÁSTICO!!!!

PARABÉNS BEL!