domingo, 25 de maio de 2008

Haruhiko Mikimoto

Estava passeando através das imagens de uma galeria virtual quando me admirei com os trabalhos de Haruhiko Mikimoto. Ainda não sabia nada sobre a pessoa e confesso que, pela delicadeza do traço, achei que se tratava de uma mulher. Pesquisando, descobri que trata-se de um japonês nascido em 28 de Agosto de 1959, em Tóquio. Além de ilustrador, ele também cria personagens para anime, como pode ser conferido em Macross 7, Salamander, Megazone 23, entre muitos outros trabalhos.
A contribuição de Haruhiko ao mundo dos animes foi mais marcante a partir de 1982, quando uma série de TV viria revolucionar a maneira como os robôs gigantes eram feitos. Ele fez um mecha de uma forma realista como nunca havia sido feito anteriormente. A história central ainda era a típica invasão da Terra por seres do espaço, mas com uma abordagem que rompeu os moldes do gênero. Os personagens são inovadores e interagem com o cenário de uma maneira que poucos haviam feito até então, sendo populares até hoje. De qual desenho estou falando?
Super Dimensional Fortress Macross! Macross foi o 1º grande trabalho como chefe de criação de personagens e permanece como um de seus melhores projetos. Na Katsucon 5, ele foi visto em sua mesa de autógrafos assinando livros e desenhando a sua personagem da Macross Lynn Minmei.
Mikimoto, ou Hal, como ele costuma assinar alguns de seus trabalhos, trabalhou em muitos projetos ao longo dos anos e sua produção até hoje influencia muitos artistas.
E, para a alegria de seus fãs, ele anunciou no Tokyo International Anime Fair 2008 que vai trabalhar na série de anime "Appleseed: Genesis", que sairá para a tv em 2009.

Na Wikipedia (em inglês):

Na galeria de imagens:

Mais sobre Haruhiko (em inglês):

Um resumão da história de Macross (em português):
Sobre o recente rabalho (em inglês):

2 comentários:

Luiz Lailo disse...

Dei uma olhada em algumas ilustrações. É uma referência.
Ressuscitei um blog de desenhos feitos no tempo em que eu desenhava. O nome é Borrocando;

Bárbara Stracke disse...

puxa! eu que não sou fã de animes e mangás, [mas assisto e leio alguns que acabei gostando] gostei muito da arte dele!

realmente um artista além do que vemos por aí. Eu praticamente não vejo diferença entre um artista e outro nessas artes, mas este cara surpreendeu.

Tbm vivo fuçando nos sites e deviant's da vida... coleciono muitas imagens!

bjz