quinta-feira, 6 de maio de 2010

Malha Ecológica

Uma empresa que trabalha com material reciclado na produção de ecobags e camisetas deixou uma mensagem no meu post de ontem. Fui ao site deles para conferir a Responsabilidade Ambiental e gostei do que encontrei.

A Fujiro Ecotêxtil utiliza em seus produtos uma malha ecologicamente correta, a malha PET (Politereftalato de Etila), que é composta de fio PET acrescido de algodão reciclado. Eu já tinha ouvido sobre camisetas que utilizam PET na sua confecção, mas confesso que o termo fio PET e algodão reciclado me eram desconhecidos.

Como o próprio site explica, o fio é formado das garrafas PET que foram lavadas, moídas, descontaminadas, fundidas e transformadas em flocos. Posteriormente, esses flocos tornam-se as fibras de poliéster para a confecção de tecidos.

O site também fala sobre o algodão reciclado, que é o resultado do recolhimento das rebarbas de tecido que seriam desprezados e que, após a separação por cores, volta a ser transformada em fio.

Levando-se em consideração que o PET demora aproximadamente 450 anos para biodegradar e que o algodão reciclado evita o desperdício de matéria-prima (com sete camisetas se produz 1kg de algodão reciclado) as malhas ecológicas são mais do que bem vindas!

Pequisando sobre tecidos ecológicos, encontrei um outro interessante: o Algodão Colorido, que dispensa uso de corantes. Por ser naturalmente colorido, pode ser utilizado por pessoas alérgicas a tecidos coloridos artificialmente, com a vantagem extra de que não desbota.

Empresas que utilizam fibras ecológicas e sustentáveis:

http://www.fujiro.com.br/
http://www.maxitex.com.br/site/content/home/
http://www.ecomalhas.com.br/principal.htm
http://www.tramaecologica.com.br/index.html
http://www.camisetadepet.com.br/blog/
http://www.amaterra.com.br/default.asp

Nenhum comentário: