terça-feira, 4 de maio de 2010

Relacionamentos no Ambiente de Trabalho

Passamos muitas horas do dia no nosso ambiente de trabalho e, quanto melhor ele for, menor será o estresse e executaremos a nossa atividade com mais satisfação. A menos que você trabalhe sozinho e tenha apenas clientes e fornecedores com quem se relacionar, certamente você terá colegas de trabalho e chefe. Para estabelecer um relacionamento de confiança, é preciso tomar cuidado com algumas situações que podem ser fatais para a sua imagem profissional. Pensando em ajudar outros profissionais, aqui vão 10 dicas para trabalhar num ambiente agradável:
  1. Fuja dos boatos cujo objetivo é prejudicar alguém ou a própria empresa. Se a questão trouxer maiores implicações, você poderá ser considerado culpado por associação.

  2. Faça a sua parte e deixe a quem compete conferir o que está errado.

  3. Cuidado com o que fala para que suas palavras não se voltem contra você. Prefira ouvir mais e falar menos.

  4. Não discuta a vida pessoal de quem quer que seja, a não ser que você fale diretamente para a pessoa envolvida.

  5. Não troque segredos empresariais.

  6. Quando houver um problema a ser resolvido, converse e procure uma solução para ele. Não fique se queixando pelos cantos ao invés de tomar uma atitude.

  7. Não divulgue informações das quais não tenha certeza.

  8. Cuidado com quem você comenta algo, pois é do jeito da pessoa que escuta que a história será passada adiante.

  9. Se algum comentário seu magoar alguém, peça desculpas imediatamente.
  10. Aproveite as conversas para troca de dados. Ofereça informações relevantes para a carreira do seu parceiro para que ele se sinta predisposto a fazer o mesmo.

O que fazer quando um boato pode prejudicar a sua imagem e a sua carreira?

1º) Avalie a proporção do boato. A resposta deve ser igual ao tamanho do prejuízo, pois ao se pronunciar diante de toda a empresa você chamará a atenção de quem nem sabia da fofoca. Procure envolver somente as partes afetadas.

2º) Avalie o estrago. Se o boato for muito danoso, vale a pena se pronunciar publicamente para esclarecer a situação, mesmo que envolva poucas pessoas.


Cuide do seu ambiente de trabalho, pois ele é uma parte importante da sua qualidade de vida!

Nenhum comentário: