- Fuja dos boatos cujo objetivo é prejudicar alguém ou a própria empresa. Se a questão trouxer maiores implicações, você poderá ser considerado culpado por associação.
- Faça a sua parte e deixe a quem compete conferir o que está errado.
- Cuidado com o que fala para que suas palavras não se voltem contra você. Prefira ouvir mais e falar menos.
- Não discuta a vida pessoal de quem quer que seja, a não ser que você fale diretamente para a pessoa envolvida.
- Não troque segredos empresariais.
- Quando houver um problema a ser resolvido, converse e procure uma solução para ele. Não fique se queixando pelos cantos ao invés de tomar uma atitude.
- Não divulgue informações das quais não tenha certeza.
- Cuidado com quem você comenta algo, pois é do jeito da pessoa que escuta que a história será passada adiante.
- Se algum comentário seu magoar alguém, peça desculpas imediatamente.
- Aproveite as conversas para troca de dados. Ofereça informações relevantes para a carreira do seu parceiro para que ele se sinta predisposto a fazer o mesmo.
O que fazer quando um boato pode prejudicar a sua imagem e a sua carreira?
1º) Avalie a proporção do boato. A resposta deve ser igual ao tamanho do prejuízo, pois ao se pronunciar diante de toda a empresa você chamará a atenção de quem nem sabia da fofoca. Procure envolver somente as partes afetadas.
2º) Avalie o estrago. Se o boato for muito danoso, vale a pena se pronunciar publicamente para esclarecer a situação, mesmo que envolva poucas pessoas.
Cuide do seu ambiente de trabalho, pois ele é uma parte importante da sua qualidade de vida!
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