domingo, 30 de março de 2008

Como fazer um castelo com material reciclado

Minha filha adora o programa Art Attack, do Disney Channel. É um programa com várias propostas criativas para se fazer arte.
Domingo passado, ela me pediu para visitar o site para ver se tinha algo interessante por lá.
Olhou, olhou e resolveu que queria tentar fazer o castelo que eles chamaram de "3D Fantasy Castle".
Pensei comigo: minha filha já tem um castelo e uma torre, como mostrei no post sobre brinquedos com material reciclado (http://belcrivelli.blogspot.com/2007/08/brinquedos-de-material-reciclado.html). Porque ela quer mais um? Bom, quem sabe porque ter castelos nunca é demais... Pensamentos à parte, resolvi parti para a ação e fui ler como era que se fazia o tal castelo 3D.
A explicação começava com: pegue um copo descartável e cole-o com a boca para baixo em um papel A4. Pronto, 1º problema: não tinha copo descartável. Olhando a lista de materiais, resolvi que iria improvisar com o que tinha em casa, pois o resultado final seria quase o mesmo.
Então, eis o material que foi usado no castelo que construímos:
* 1 lata de achocolatado vazia
* três tubos de papelão do papel higiênico
* 1 vasilha redonda plástica vazia (a minha era de alho esmagado)
* folhas de papel sulfite rascunho (o verso já havia sido utilizado)
* cola branca
* esparadrapo
* 3 palitos de sorvete
* folhas de papel higiênico
* tinta guache
* cola colorida com gliter
1º Passo: Montando a Estrutura

Posicionamos a lata de achocolatado com a tampa para baixo e fixamos a parte de cima na vasilha redonda plástica. Utilizamos esparadrapo ao redor do ponto de junção. Fixamos os 3 tubos de papelão ao redor da vasilha plástica. Passamos esparadrapo ao redor do centro dos tubos até prendê-los na vasilha plástica e colocamos 1 palito de sorvete passando por dentro do tubo e deixando um terço para fora apontando para baixo, que foi fixado com esparadrapo na vasilha para melhorar o apoio dos tubos de papelão à vasilha, pois estavam se soltando antes da colocação dos palitos. Fizemos cones e fixamo-os com esparadrapo no topo dos 3 tubos de papelão e da vasilha plástica. Cubrimos os tubos de papelão com uma folha de papel higiênico em cada, utilizando cola branca. Colamos sulfite rascunho com cola branca sobre a lata e a vasilha plástica. Fizemos uma porta com um pedaço pequeno de sulfite rascunho e as janelas com papel higiênico enrolado. Após uma tarde de atividade, ficou assim:



2º Passo: Pintura

A pintura ficou para segunda-feira. Começamos pelos 4 telhados. Depois, pintamos as 3 torres laterais (os tubos de papelão). Colocamos para secar. Terça-feira abri a tampa da lata de achocolatado e apoiei minha mão por dentro do castelo, de tal forma que pudesse segurar o castelo e deixar minha filha livre para pintar as paredes. Pintamos também a porta do castelo e as janelas das torres laterais. Novamente deixamos para secar.

3º Passo: Acabamento

Todo mundo sabe que guache sai com água. Conseqüentemente, mãos suadas de criança seriam uma ameaça para a pintura. Resolvi o problema com a cola colorida com gliter, que fez exerceu a função de impermeabilizar a tinta. É claro que a minha filha adorou o fato da cola ter gliter. Ela mesma fez questão de lambrecar tudo, o que causou certos escorridos de cola sobre a pintura, devido seu excesso. Depois de terminado, ficou assim:


Quem quiser fazer um, reúna o que tem em casa e mãos à obra!

Libere o artista que existe dentro de você!

Para quem quiser conhecer o site do Art Attack:

http://www.hitentertainment.com/artattack/

6 comentários:

Freak disse...

Ficou bem legal
gostei das cores.
é muito legal improvisar materiais.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Ficou ótimo o resultado!!!

Parabéns!!!
Ousar... sempre!!!

Beatriz Saldanha disse...

Olá! Você teria o vídeo desse programa? Eu queria rever uma técnica de desenho que passou nesse mesmo dia.

Abraço!

Belcrivelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Belcrivelli disse...

Eu não tenho o video, mas o site do programa tem um índice com as artes criadas. A do castelo, por exemplo, pode ser encontrada sob o nome "3D Fantasy Castle".
O menu fica aqui:
http://www.hitentertainment.com/artattack/menu_artattacks.html
Boa sorte na sua busca!