Baseado numa pesquisa desenvolvida pela autora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas, o livro pode ser lido tanto pela visão de um dançarino quanto pelo aspecto de um praticante de kungfu, que pode enriquecer seus conhecimentos com a obra, principalmente pelos capítulos 2 e 3.
No Capítulo II "Considerações sobre o kungfu e o estilo louva-a-deus", o praticante vai encontrar a parte histórica, as formas de tratamento, as ramificações do estilo, as relações entre mestre e discípulo, entre outras considerações importantes e que são tão difíceis de se achar no Brasil.
No Capítulo II "Análise Coreológica", a análise das formas Bung Po e Sap Baht Sao, com suas imagens e descrição dos movimentos, muito enriquecem a relação do praticante de kungfu com a forma a ser praticada, pois é um registro do movimento que poderá ser sempre consultado e estudado.
No decorrer do livro, aprende-se muito sobre as semelhanças e diferenças entre a dança e o kungfu. Imagino que para um dançarino que não pratique o kungfu, o livro proporciona o elo e o introduz ao universo das artes marciais, enquanto para o praticante de kungfu a obra surge com uma nova proposta de como ver e sentir o movimento, fornecendo informações sobre os aspectos qualitativos (como ritmo e dinâmica) que proporcionam uma maneira de avaliar o movimento que para muitos pode ser uma novidade.
A parte final do livro que narra a busca e o desenvolvimento da coreografia desperta a curiosidade quanto ao resultado de "O pássaro e o guerreiro". Tenho certeza de que assim como eu, muitos leitores terminarão a obra pensando que, se um dia surgir a oportunidade, terão muito prazer em conhecer.
A autora atualmente é Doutoranda em Artes pela Unicamp, praticante de kungfu e se você se interessou pelo livro, passe no site da editora: http://www.annablume.com.br/comercio/product_info.php?cPath=8&products_id=1388
Imagem: http://www.annablume.com.br/comercio/popup_image.php?pID=1388
Se quiser saber um pouco mais sobre a minha experiência com o kungfu, passe no meu post do ano passado, que fala sobre a arte de praticar arte marcial:http://belcrivelli.blogspot.com/2009/11/arte-de-praticar-arte-marcial.html
E se quiser saber sobre onde eu pratico kungfu, passe em:
http://www.brendanlai.com/site/
Nenhum comentário:
Postar um comentário