sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Dia Internacional da Animação

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação.
Será realizada uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais em várias cidades.
O evento é nesta data porque em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere) Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
Em 2007 o Dia Internacional da Animação será realizado em 51 países. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA ) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. A cada ano que passa esta celebração do cinema de animação cresce, contribuindo para evolução da arte em todo o mundo.
Alguns dos países dos cinco continentes participantes desta grande festa:
- Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá e Estados Unidos, nas Américas;
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Letônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Sérvia e Montenegro e Suíça, na Europa;
- Argélia, Camarões, Gana, Mali, Marrocos e Senegal, na África;
- Cambodja, Índia, Irã, Israel, Japão, Nepal, Taiwan e Usbequistão, na Ásia;
- Austrália, na Oceania.
No Brasil, a edição 2007 do Dia Internacional da Animação conta com 50 cidades participantes e a previsão de público é que seja superior a 30 mil pessoas em todo o país. A Mostra será exibida simultaneamente às 19 horas, visando a difusão e democratização do trabalho dos animadores e proporcionando aos seus espectadores o contato com essa arte cinematográfica. O “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à ASIFA, e seus membros espalhados em todo território nacional. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no Brasil, contando com o apoio e a participação do público, imprensa e profissionais da área. Neste ano o DIA será financiado novamente pelo Fundo Nacional da Cultura Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Cidades participantes e filmes exibidos em:
http://www.abca.org.br/dia/

O curta brasileiro "Juro Que Vi: Matinta Pereira" será exibido durante a mostra de animação:

Nenhum comentário: