sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Rolando de Rir, Ziraldo

Minha filha aprendeu a ler. Para incentivá-la, tenho comprado livros variados.
Sempre adorei O Menino Maluquinho e, quando vi em promoção uma caixa com quatro livros do Ziraldo, comprei sem hesitar. Quando os livros chegaram, dei uma olhada nos títulos que eu não conhecia. Além do Menino Maluquinho, vieram Rolando de Rir, Uma professora Muito Maluquinha e o Livro de Receitas do Menino Maluquino. Comecei pelo livro de piadas, enquanto minha filha folheava o de receitas.
Que surpresa! E que surpresa infeliz! Há várias piadas de humor negro!
Sempre achei que o Ziraldo escrevesse livros infantis e eu não considero piadas de humor negro adequadas para uma mente em formação. O autor se justifica dizendo que fez uma pesquisa e que 100% das crianças disseram que gostam desse tipo de piada. Mas não cabe aos adultos decidir o que é bom ou não para elas?
Não vou copiá-las para não ferir os direitos autorais, mas vou explicar algumas delas.
Em uma piada, o foco é um pai que se afoga e a uma mãe que diante do ocorrido encomenda uma pizza.
Em outra, é um bebê que não chora porque está morto.
Há uma em que um bebê é usado como termômetro para verificar a temperatura da água e há outra em que uma criança é usada como lixeira.
Que tipo de mensagem estamos passando aos nossos filhos?
Acho que ouvir uma piadinha na escola é bem mais inofensivo do que lê-la em um livro. Os livros são encarados pelas crianças com mais seriedade, pois a escola ensina através deles. Por isso as piadas de humor negro não deveriam ser divulgadas às crianças através de livros. Os livros deveriam passar bons conteúdos às crianças e piadas de humor negro definitivamente não fazem parte da lista.
Ziraldo, me desculpe, mas não concordo com você. Piadas de humor negro não são adequadas para crianças.

Nenhum comentário: