O escultor está com a exposição Opera Sculptured Costumes em Atenas, na Grécia, onde mostra vestidos longos com mangas, golas e outros detalhes, e sapatos feitos a partir de tiras de 20.000 latas de coca-cola e cerveja.
O artista grego buscou inspiração em roupas usadas pela diva da ópera Maria Callas.
Maria Callas foi uma cantora lírica soprano de ascendência grega, considerada uma das maiores do período do pós-guerra e uma das mais importantes de todo o século XX.
O escultor conta que trabalhou mais de dez horas por dia para cortar as latas em tiras, entrelaçá-las e dar o acabamento com o grampeador. Ele demorou mais de cinco anos para finalizar as 14 peças da exibição.
"Quis fazer alguma coisa com produtos de consumo, porque acho que nossos templos modernos hoje são os supermercados e shoppings ... Em outras palavras, 'consumo, portanto existo"', disse Floros.
Floros, que vive em Nova Iorque, disse que teve que passar por várias checagens de segurança ao deixar os Estados Unidos com os vestidos. Quando ele disse que eram esculturas, os seguranças não acreditaram.
A exposição em Atenas faz parte de uma campanha para arrecadar dinheiro para uma nova casa de ópera e uma academia de artes lírica na cidade.
Nikos é um designer de figurinos responsável por vários trabalhos renomados. Ele ganhou um prêmio de Harold Koda, curador do Museu Metropolitan, com a exposição "Red Queen Elizabeth", também feita de latinhas de coca-cola.
Fonte:
Inspirado nas personagens interpretadas pela cantora lírica Maria Callas (clássicos como La Traviata, Madame Butterfly ou O Barbeiro de Sevilha), vestidos de gala volumosos e scarpins elaborados. Vendo as fotos dá para imaginar a trabalheira toda:
E viva a criatividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário