quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Direção defensiva X direção ofensiva

Havia um jogo de video game para Atari que se chamava Enduro. Era um uma corrida onde o cenário ia mudando para entardecer, noite, neblina, neve e voltava ao dia. O seu objetivo era ultrapassar os carros adversários para garantir o 1º lugar. Nos períodos de pouca luz, você via apenas os faróis traseiros do outro carro surgirem na sua frente quando já estava quase batendo. Caso batesse, seu carro perdia velocidade e era ultrapassado por vários carros e você precisa tornar a ultrapassá-los. O jogo tinha gráficos simples, composto basicamente de quadrados e retângulos.
Há muitos anos que já não possuo mais esse jogo, mas hoje vi na vida real uma sequência de ultrapassagens muito semelhantes às que eu costumava executar. Um carro X veio a mais de 120km/h pela pista da esquerda até encostar em um carro Z que não abria passagem, nem acelerava. Então, o carro passou X passou para a pista central e acelerou até encostar em um carro A, sem poder ultrapassar pela esquerda pois lá havia um carro B. Então, X passou pela pista da direita, ultrapassou A, passou para pista central, ultrapassou B, mudou para a pista da esquerda e acelerou até encostar em C, que agiu como Z e o esquema de ultrapassagens pela direita repetiu-se.
Confesso que fiquei receosa, pois nunca presenciei um acidente de trânsito grava e, ao contrário do video game, aquele poderia envolver vítimas reais.
Felizmente a pessoa apressada do carro X não sofreu as consequências de seus atos levianos.
Mas isso me lembra um desenho do Pateta: quando ele entrava em seu carro, ele deixava de ser o pacato senhor andante para se tornar o agressivo senhor volante. O desenho é antigo, mas cada vez mais se mostra atual, com as centenas ou talvez milhares de senhores volantes dirigindo agressivamente por aí.
Sei que existe curso de direção defensiva, mas cada vez mais eu penso se quero ter um carro e correr o risco de encontrar um senhor volante por aí...

Nenhum comentário: