segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Escolas públicas X escolas particulares

"Quase a metade dos estudantes do Estado de São Paulo termina o ensino médio (antigo colegial) com conhecimentos em escrita e leitura esperados para um aluno de oitava série, revela reportagem publicada na edição desta segunda-feira da Folha de S.Paulo.
Dados, extraídos do último Saeb (exame federal de avaliação de aprendizagem), realizado em 2005, mostram que 43,1% dos alunos do terceiro ano tiveram notas inferiores a 250, patamar fixado como o mínimo para a oitava série pela secretária de Estado da Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro.
A reportagem mostra ainda que o quadro seria pior se os alunos da rede privada fossem retirados da conta. A média dos estudantes das escolas públicas do Estado é 21,2% inferior à dos alunos das particulares."
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u332803.shtml

Se levando-se em consideração os alunos das escolas particulares as notas já são ruins, isso significa que o ensino fornecido nas escolas públicas está muito, muito deficitário.
Já é sabido de longa data que alunos oriundos do 2º grau da rede pública não costumam passar no vestibular das universidades públicas porque os alunos vindo da rede privada estão muito melhor preparados. Mas descobrir que a nota de um aluno da rede pública que saiu do 2º grau é quase igual a de um aluno da 8ª série significa que não só ele está mal preparado para os grandes vestibulares, como também ele não acrescentou quase nada aos seus conhecimentos de leitura e escrita. Ou seja, ele estudou mais 3 anos e não aprendeu quase nada!
Isso mostra a calamidade da educação pública, que outrora era tão boa. Antes, suas vagas eram disputadas a cada série, ficando em escola particular somente os alunos que não conseguiam acompanhar. Agora, quem tem dinheiro garante um futuro melhor aos seus filhos e quem não tem...
É triste, mas o ensino público está cada vez pior. Da época que eu cursei, vejo que muita coisa mudou e não foi para melhor. Até quando o governo irá sucatear o ensino? Até quando?
Sei que um governo prefere um povo que não questione para facilitar sua opressão, mas acho que já passamos há muito tempo da época em que as pessoas se satisfaziam com apenas pão e circo. As pessoas querem estudar para conseguir melhores empregos, prova disso são as inúmeras faculdades que surgem a cada dia.
Sonho com um futuro melhor. Pena que, no presente, minha filha já dependa das escolas públicas...

Um comentário:

Silvana disse...

Infelismente vc está com toda razão, o ensino público no Brasil está horrível a prova disso é que os professores q dão aula em escolas públicas tem seus filhos estudando em escolas particulares, triste, mas real!