sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Sobre o Blog e sobre feeds

Quem não sabe escrever, é analfabeto. Quem está aprendendo, está alfabetizando-se. Pois eu estou em plena blogalfabetização, pois meu blog ainda não completou sequer um mês e a cada dia aprendo algo novo. Confesso que nunca usei a internet por muito tempo, pois o máximo que eu fazia era ver e-mail e procurar imagens de anime. Minha conecção discada e meu computador antigo faziam com que cada página fosse demoradamente carregada até a exaustão da minha paciência, o que me fez desistir tantas vezes de continuar minha navegação. Agora, com conexão a cabo e um computador novo, passei a navegar pela rede de uma nova maneira. Descobri os flogs e os blogs e resolvi criar meu espaço nesse novo mundo. Confesso que sou bastante leiga no assunto e tenho lido outros blogs para tentar melhorar a apresentação e abordagem das minhas idéias. Uma coisa que aprendi foi sobre a necessidade de deixar seu blog o mais legível e organizado possível, o que me fez mudar o tamanho da minha fonte ( algumas letras ficavam emendadas e dificultavam a leitura). Também mudei minha forma de postar. Antes, colocava um post só com os assuntos separados por títulos dentro dele. Hoje vejo que isso dificulta o acesso aos posts antigos, pois você não consegue saber o que tem dentro dele e se vê obrigado a abrir cada um. Agora, faço um post por assunto, assim o título do post já é o título do assunto. Como aprender com os erros faz parte do processo de aprendizagem, deixei meus antigos posts inalterados ao invés de reformulá-los. Assim, tenho registrado minha evolução, podendo comparar o antes com o depois e, pra quem quiser ver a diferença, basta clicar e tirar suas conclusões.
Uma coisa da qual eu tinha lido, entendido, mas que ainda me dava dúvidas era sobre esse tal de "feed". Pois não é que hoje achei em um blog um filme do youtube que realmente explica como funciona?!
http://www.youtube.com/watch?v=6yLU0EFAJw4
Outra coisa que tenho aprendido é sobre dar crédito às pessoas. Não que desde a primeira vez que eu copiei uma matéria eu já não tenha indicado a fonte, mas agora vejo a real importância disso. Depois que eu soube de blogs que surgiram de cópias de outros blogs, mais ainda reforçou-se em mim a necessidade de dar crédito a quem o merece. No que depender de mim, citarei minhas fontes de pesquisa sempre. Minhas idéias são minhas e as dos outros, dos outros. Respeite para que seja respeitado. Falando nisso, aprendi mais sobre feed com:
http://escritatorta.em.blog.br/o-que-sao-feeds
Bom, vou freqüentar mais outros blogs e escrevo outro post quando tiver me blogalfabetizado um pouco mais.

Nenhum comentário: