quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Sobre o lixo nas ruas...

Ontem fiz um post sobre a falta de conservação dos bens públicos e comentei sobre o lixo jogado por todos lugares. Isso é algo que realmente me incomoda, pois vejo lixo jogado nas ruas, calçadas e terrenos vazios. Hoje, quando passei no site da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, encontrei a seguinte matéria: "Hideaki Iijima 'passa' pela FCM e deixa lições para um planeta limpo ". Ao ler o texto, verifiquei algo que eu tenho sentido falta: pessoas engajadas em modificar a situação atual. Hideaki Iijima deu uma palestra onde contou como faz a sua parte para colaborar na construção de um planeta melhor para as gerações futuras. Não precisamos fazer exatamente como ele, mas podemos encontrar a nossa maneira de colaborar.
Quando eu deixo de jogar algo no chão para guardar para desprezar no próximo lixo que encontrar, estou deixando de sujar e dando o meu exemplo. Infelizmente, percebo que alguém por perto displicentemente atira seu lixo ao chão, esteja essa pessoa a pé, na janela de um carro ou de um ônibus. Tenho ensinado a minha filha a fazer o mesmo e percebo que tem dado bons resultados. Ela chegou a questionar um adulto, que disse: "Por que não jogar? Há funcionários contratados para limpar as ruas. Se eles não tiverem serviço, ficarão desempregados!". Ela não concordou com ele e chegou a me comentar de lado que se ele era assim quando todos o olhavam, imaginem quando ninguém estivesse por perto...
Mas eu não me conformo! Como alguém pode pensar assim e se achar com a razão? Quer dizer que varrer as folhas das árvores não é o suficiente? É preciso varrer com elas toda uma variedade de embalagens vazias e papéis amassados para que o funcionário seja mais necessário?

Site da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp:
http://www.fcm.unicamp.br/
Matéria de Hideaki Iijima:
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_8729/NUH_8729.html

Nenhum comentário: